Na inauguração da exposição "O Espírito do vinho e os humores", é lançado um catálogo, de autoria do colecionador e historiador Osvaldo Macedo de Sousa, comissário da mostra.

A exposição e o catálogo "mostram a história do desenho humorístico ligado à temática do vinho desde o século XIX", disse o diretor do museu, Alberto Guerreiro.

Ao longo de meia centena de caricaturas expostas, os visitantes ficam também a conhecer os problemas que o vinho representou na sociedade ao longo dos anos, desde 1809 à atualidade.

Além de Raphael Bordalo Pinheiro e Almada Negreiros, estão expostas caricaturas de duas dezenas de artistas, entre os quais Jorge Colaço, Jorge Barradas, Stuart Carvalhais, Carlos Laranjeira, Xaquin Marin e Zé Oliveira.

Uma das caricaturas expostas, datada de 1962 e de autoria de Oliveira Lopes, "está ligada à criação do próprio Museu do Vinho de Alcobaça, que foi falado num congresso realizado nesse ano", adiantou o responsável.

A exposição é também composta por caricaturas desenhadas nos Salões de Humor de 1999 e 2013 em Vila Real e outras desenhadas por artistas luso-galaicos de propósito para o evento.

A exposição decorre até 27 de agosto.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.