
Arriscou, surpreendeu, deu que falar, gerou polémica e venceu: Conan Osíris vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Telavive, em Israel. "Telemóveis" foi o mais votado na final do Festival da Canção da RTP, que decorreu este sábado, dia 2 de março, na Portimão Arena.
Veja a atuação de Conan Osíris:
No total, o tema somou 24 pontos. Em segundo lugar na classificação geral ficou "Igual a Ti", de NBC, seguido de "Perfeito", de Matay.

Antes dos resultados do televoto, os jurados das várias regiões do país anunciaram as suas pontuações. A região do Norte atribuiu 12 pontos a "Telemóveis" (Conan Osíris), 10 pontos a “Mar Doce” (Mariana Bragada) e 8 pontos a "Pugna” (Surma).
A região Centro, representada por Samuel Úria, também atribuiu pontuação máxima a Conan Osíris. NBC recebeu 10 pontos e Matay conquistou oito Pontos. Já o júri da Grande Lisboa e Vale do Tejo atribuiu oito pontos a “Igual a ti” (NBC) e 10 pontos a "A dois" (composta e interpretada por Calema). Os 12 pontos foram para "Telemóveis".
O tema de Conan Osíris também foi o preferido da região do Alentejo - Matay recebeu 10 pontos e Madreza receberam oito pontos. "Telemóveis" também recebeu 12 pontos dos jurados dos Açores. Já “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz) conquistou oito pontos e “Pugna” (Surma) recebeu 10 pontos.
Na Madeira, Conan Osíris também foi o grande vencedor, com 12 pontos. NBC e Ana Cláudia ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O júri do Algarve foi o único que não atribuiu 12 pontos a Conan Osíris, que recebeu 10 pontos. "Igual a Ti", de NBC, recebeu 12 pontos e Surma conquistou oito pontos.
Na final competiram Calema, Matay, NBC, Conan Osíris, Surma, Ana Cláudia, Mariana Bragada e Madrepaz. "A dois" (composta e interpretada por Calema), "Telemóveis" (Conan Osíris), "Inércia" (D’Alva/Ana Cláudia), e "Perfeito" (Tiago Machado/ Boss AC/ Matay) foram os temas escolhidos na primeira semifinal do concurso promovido pela RTP. Já na segunda semifinal, “Igual a ti” (NBC), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “Mar Doce” (Mariana Bragada) e “Pugna” (Surma) foram os temas que conquistaram um lugar na final.
Pontuações finais são as seguintes:
- “Telemóveis”, Conan Osíris — 12 pontos (júri) + 12 pontos (público)
- “Igual a Ti”, NBC — 10 pontos (júri) + 8 pontos (público)
- “Perfeito”, Matay — 7 pontos (júri) + 10 pontos (público)
- “Mundo a Mudar”, Madrepaz — 7 pontos (júri) + 6 pontos (público)
- “Pugna”, Surma — 8 pontos (júri) + 4 pontos (público)
- “A Dois”, Calema — 4 pontos (júri) + 7 pontos (público)
- “Mar Doce”, Mariana Bragada — 3 pontos (júri) + 5 pontos (público)
- “Inércia”, Ana Cláudia — 5 pontos (júri) + 3 pontos (público)
No arranque da emissão, Júlio Isidro e Margarida Mercês de Melo apresentaram os apresentadores da final do Festival da Canção. Para abrir a cerimónia, Vasco Palmeirim cantou uma versão de "Chamar a Música" para chamar Filomena Cautela ao palco. "Chamar a Mena, Chamar a Mena, Chamar a Mena/ Tinha mesmo de ser ela/ mas eu preferia a Serenella", cantou o apresentador.
No número de abertura, a apresentadora e Inês Lopes Gonçalves também mostraram os seus dotes para o canto.
Durante a final, Isaura também subiu ao palco da Portimão Arena para recordar "O Jardim", tema que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 2017. A compositora do tema revelou ainda um excerto do seu próximo single ("Liga-Desliga") e Cláudia Pascoal apresentou a sua primeira canção original ("Ter ou Não Ter") depois da ida ao festival, que decorreu na Altice Arena, em Lisboa.
Armando Gama também não faltou à final. No palco da Portimão Arena, o músico recordou "Esta Balada Que Eu Te Dou", tema que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 1983. Depois de uma "Pressão no Ar" a Vasco Palmeirim, Anabela subiu a palco para interpretar "A Cidade Até ser Dia".
Já Vânia Fernandes recordou "Senhora do Mar", canção que levou ao Festival Eurovisão da Canção em 2008.
AS ATUAÇÕES
1. Calema - "A Dois"
Os Calema foram os primeiros a pisar o palco da Portimão Arena.
2. Mariana Bragada - "Mar Doce"
Mariana Bragada foi a escolha da Masterclass da Antena 1.
3. Matay - "Perfeito"
Matay foi o terceiro artista a subir ao palco da final do Festival da Canção RTP1. O artista foi o mais votado na primeira semifinal do concurso.
4. Surma - "Pugna"
Surma foi a artista mais votada pelos jurados na segunda semifinal.
5. NBC - "Igual a Ti"
NBC foi o quinto artista a atuar na final do festival da RTP.
6. Madrepaz - "Mundo a Mudar"
Frankie Chavez convidou os Madrepaz para interpretarem "Mundo a Mudar", o sexto tema apresentado na final do Festival da Canção, em Portimão.
7. Conan Osíris - "Telemóveis"
Recebido com uma forte ovação, Conan Osíris foi o penúltimo artista a subir a palco. A atuação do músico foi uma das mais comentadas da noite nas redes sociais.
8. Ana Cláudia - "Inércia"
Ana Cláudia foi a última artista a pisar o palco.
AS VOTAÇÕES
A escolha dos temas das semifinais foi feita com base no televoto e nos votos de um júri, liderado por Júlio Isidro. Isaura (cantora, compositora, e autora da canção vencedora do ano passado), Álvaro Costa (radialista, DJ e apresentador de televisão), Selma Uamusse (cantora de origem moçambicana com trajetória entre o jazz, o gospel e a soul), Pedro Penim (membro fundador e diretor artístico do Teatro Praga, é também encenador e ator), Maria João (cantora de jazz, com vasta discografia e reconhecida a nível internacional) e Rita Redshoes (cantora, compositora e instrumentista) são os jurados escolhidos pela RTP.
As votações decorreram sob um esquema de 50/50: o peso do voto foi repartido entre o público e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.
"Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora", explica a RTP.
A música “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, na sequência de o país se ter sagrado vencedor em 2017, em Kiev com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.
OS VÍDEOS DE APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS
Este ano, os vídeos de apresentação dos candidatos foram gravados em Portimão e em zonas circundantes, "em experiências únicas e singulares que os turistas e visitantes podem, de igual forma, usufruir durante todo o ano na região".
"Conduzir um carro de alta cilindrada num circuito fechado, jogar uma partida de golf, navegar junto à costa ou subir o rio Arade, saltar de um avião a 4.600 metros de altitude, apreciar um pôr do sol em Alvor, visitar o Museu de Portimão, comprar local no Mercado Municipal, aprender a confecionar Doce Fino ou uma cataplana, ou participar numa corrida de karts foram, desta modo, algumas das experiências proporcionadas aos 16 artistas candidatos e que, em qualquer altura, podem ser usufruídas por quem visite o município, no âmbito da sua oferta turística", explica a RTP em comunicado.
Comentários