As principais autoridades médicas da pandemia no Reino Unido estão na lista de condecorações da rainha Isabel II e o ator Daniel Craig recebeu o mesma distinção que James Bond, o espião que interpretou em cinco filmes no cinema.

No último dia de 2021, o diretor médico da Inglaterra, Chris Whitty, uma personalidade muito conhecida no país e que informa regularmente o público sobre a crise sanitária, foi condecorado Cavaleiro Comandante da Ordem do Banho ("Order of the Bath", em inglês), concedido a militares e funcionários públicos.

Patrick Vallance, assessor científico do governo, recebeu o mesmo título, enquanto outros membros importantes na luta contra o coronavírus, como os diretores médicos da Escócia e do País de Gales e o vice-diretor médico da Inglaterra, Jonathan Van Tam, foram nomeados Cavaleiros ou Damas da Ordem do Império Britânico.

O Reino Unido é uma das nações mais afetadas pela pandemia, com mais de 148 mil mortes e uma explosão de casos provocada pela variante Ómicron. Para tentar conter o vírus, o governo está a realizar uma campanha maciça de reforço da vacinação.

No âmbito cultural, destacou-se Daniel Craig, de 53 anos, como Companheiro da Ordem de São Miguel e São Jorge, tal como aconteceu com o famoso espião que interpretou no cinema, pelos seus serviços para a indústria do cinema e do teatro.

"007: Sem Tempo para Morrer", a última aventura de James Bond, cujo lançamento foi atrasado por causa da pandemia, também marcou a última participação de Craig na saga.

Por ocasião da estreia do filme, que foi um grande sucesso de bilheteira, a Marinha Real já nomeara o ator comandante honorário, a mesma posição da sua personagem. Ao todo, ele interpretou o agente 007 cinco vezes desde "007: Casino Royale", em 2006.

A produtora dos filmes, Barbara Broccoli, foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico.

No total, a rainha homenageou 1.278 pessoas, entre cientistas, atletas, artistas, angariadores de fundos - incluindo um jovem de 11 anos - e pessoas anónimas, cuja contribuição foi vital para o país ou durante a pandemia.

As honras reais são concedidas duas vezes ao ano, no dia do Ano Novo e no dia do aniversário oficial da rainha, em junho, embora ela tenha nascido em 21 de abril de 1926.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.