O músico britânico David Bowie ficou hospedado no Hotel Palácio de Seteais, em Sintra, em 1990, numa estada sem "nada das extravagâncias" de outros clientes, recordou à agência Lusa um funcionário reformado da unidade hoteleira.

"Foi um cliente muito calmo. Não houve nada das extravagâncias que alguns destes clientes tinham", contou Luís Rodrigues, 77 anos, que chefiava a receção do histórico hotel, na primeira vez que Bowie passou por Seteais.

O cantor britânico, que morreu aos 69 anos, vítima de cancro, encontrou-se no hotel de luxo gerido pela cadeia Tivoli com o vocalista dos Rolling Stones.

"Lembro-me perfeitamente de ele lá ter estado. Na altura também estava cá o Mick Jagger, que o visitou, e Bowie estava no quarto número cinco", disse Luís Rodrigues, acrescentando que ambos permaneceram "lá uma quantidade de tempo, [e] houve uns fotógrafos mais atrevidos que ainda tiraram umas fotografias deles no terraço".

O quarto número cinco, na ala mais antiga do hotel, possui vista para o Castelo dos Mouros e para o Palácio da Pena e, do terraço, avistam-se os jardins da unidade hoteleira e o litoral de Sintra.

O músico britânico terá ficado alojado "dois ou três dias e não houve problema nenhum, foi [uma estada] muito calma", vincou Luís Rodrigues, que se reformou em 2004, após 44 anos de serviço na hotelaria.

Um funcionário da unidade hoteleira, que não quis ser identificado, também se lembra da passagem de Bowie e de ter ficado com uma impressão do músico "como uma pessoa simples".

David Bowie atuou duas vezes em Portugal, em 1990, no antigo estádio de Alvalade, e seis anos depois no festival Super Bock Super Rock, também em Lisboa.

O músico voltou a Seteais mais recentemente, por volta de 2012, "para almoçar com Mick Jagger, no terraço" do restaurante, revelou outro funcionário da cadeia hoteleira, que pediu para não ser identificado.

O palácio de Seteais possui 30 quartos, dos quais 18 na ala mais antiga, e preserva vestígios da arquitetura do século XVIII, quando terá sido construído para o cônsul holandês Daniel Gildemeester, integrando a cadeia Tivoli Hotels & Resorts.

David Bowie morreu, aos 69 anos, dias depois de ter editado um novo álbum ("Blackstar"), e após uma luta de 18 meses contra o cancro, noticiou hoje a BBC, citando o filho do músico, Duncan Jones, de um primeiro casamento.

O autor de "Space Oddity" e da personagem Ziggy Stardust casou-se em 1992 com a modelo somali Iman, com quem teve uma filha, e deixa uma vasta obra, repartida por 25 álbuns.