“Preferimos arriscar a concretização de algo em que acreditamos e dar tudo por um projeto de que nos orgulhamos, do que ficarmos entretidos com queixas e lamúrias e mal-dizeres”, explica à agência Lusa Paulo Kellerman, um dos autores que dá vida a Minimalista.

Na editora participam 12 escritores de Leiria, Porto, Lisboa, Olhão, Sertã, Estarreja e também do Rio de Janeiro, no Brasil. A estes, juntam-se três elementos das artes plásticas e gráficas.

Minimalista, assim batizada porque “não queremos complicar”, quer chegar a “leitores exigentes” e funciona como “qualquer boa editora independente”, sublinha Kellerman:

“Publicamos cada livro como se fosse o mais especial do mundo e entregamo-nos a ele de corpo e alma. Mas apesar de todo o idealismo que possamos ter, não deixamos de ser pragmáticos: chegaremos até onde os leitores permitirem, comprando os nossos livros”.

Hoje começa a ser distribuído “Aviões de papel”, do próprio Kellerman, seguindo-se em setembro o primeiro romance de Sandrine Cordeiro. Para novembro está preparada uma antologia com contos originais de cada um dos 12 responsáveis pela editora.

“Em 2021 estão agendados cinco lançamentos e, em 2022, outros cinco. E esta será a primeira fase da Minimalista”, acrescenta.

Em “Aviões de papel”, Paulo Kellerman questiona os limites entre conto e romance, experimentando “algo híbrido”. A abordagem oscila entre “uma perspetiva mais melancólica ou introspetiva e outra mais positiva ou sonhadora”, com interligações entre os diversos contos, “formando uma rede de acasos e dependências” num processo de “procura de equilíbrios”.

Apesar do lançamento, o autor assume que a pandemia “não tem sido um tempo propício” para escrever.

“Para editar, logo veremos”, diz Paulo Kellerman. “Mas houve uma decisão consciente de fazer agora e não aguardar as eventuais condições ideias que, no fundo, todos esperamos mas acabam por nunca surgir”, conclui o responsável da nova editora.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.