Uma noite e dois concertos é o mote para cumprir o sexto dia do festival edpcooljazz, com Nouvelle Vague a atuar primeiro.
Os franceses vão apresentar "uma coletânea de 'covers' de músicas 'punk rock', 'pós-punk' e 'new wave', dos anos 1980, ao estilo bossa nova, dos anos 1960", indica a organização.
A banda foi fundada por Marc Collin e por Olivier Libaux, que se inspiraram no movimento artístico do cinema francês "Nouvelle Vague", da década de 1960.
"Estes 'covers' incluem canções de Joy Division, Dead Kennedys, The Clash e Depeche Mode, do seu primeiro álbum 'Nouvelle Vague', e ainda temas do segundo álbum, 'Bande à Part', com as versões de 'Ever fallen in love', de Buzzcocks, 'Blue monday', de New Order, 'The killing moon', por Echo & the Bunnymen, e 'Heart of glass', de Blondie", refere.
Depois dos franceses, será a vez dos suecos Koop Oscar Orchestra subirem ao palco, uma banda que surpreendeu o mundo com as suas melodias, em 2001, através do seu álbum "Waltz For Koop", o mesmo que, em 2003, lhes valeu um Grammy.
O projeto renovado do sueco Oscar Simonsson, fundador dos Koop, está "fortemente marcado pela formação musical clássica e posterior especialização em jazz, que criou uma fusão única da música eletrónica com o jazz, num ambiente que remete para os sons dos cabarés e apaixonantes ritmos dançantes", diz a organização.
Os Koop já atuaram anteriormente em Portugal, mas passaram por um processo de renovação, e apresentam-se hoje como Koop Oscar Orchestra, uma formação de sete elementos, com a vocalista lituana Jazzu.
"Este concerto contará com um alinhamento com os temas do EP de estreia dos Koop Oscar Orchestra, que será editado em junho, mas sem esquecer os clássicos dos primeiros álbuns da banda", adianta a organziação.
Faltam apenas três dias para terminar a 13.ª edição do edpcooljazz, mas vão ainda atuar Omara Portuondo e Diego el Cigala e Marisa Monte com Carminho.
O edpcooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275.000 espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.
Comentários