A par da homenagem ao conhecido autor e intérprete português Zeca Afonso, autor de Grândola Vila Morena, hino da Revolução de Abril de 1974, o V EXIB Música vai também homenagear a cantora argentina Mercedes Sosa, apelidada de La Negra pelos fãs devido à sua ascendência ameríndia, que foi uma das vozes mais famosas na América Latina e que ficou conhecida como a voz das pessoas sem voz.

O encontro internacional da música ibero-americana, que hoje foi apresentado em conferência de imprensa, e que tem o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e da Câmara Municipal de Setúbal, pretende promover o diálogo intercultural com a Europa através da cultura e da música.

O V EXIB Música, que começa no dia 12 de junho com uma Gala de Inauguração, com a Companhia do Canto Popular, no Fórum Luísa Todi, conta com a presença de mais de uma centena de músicos e artistas de diversos países, designadamente de Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, México, Uruguai, Paraguai, Perú e Venezuela.

Segundo a diretora executiva do EXIB Música, Adriana Pedret, esta primeira edição do EXIB Música em Setúbal, depois de duas edições em Espanha e outras duas em Portugal, na região de Évora, tem um orçamento de 130 mil euros, além do apoio logístico da Câmara Municipal de Setúbal.

Adriana Pedret salientou ainda que o festival deste ano inclui o I Encontro sobre Gestão Musical e a Cidade, com início às 11:00 do dia 13 de junho, que reúne profissionais de diversos países com o objetivo de criar sinergias para novos eventos culturais e festivais mais sustentáveis.

Para a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, o EXIB Música é um projeto atípico, uma vez que vai ter mais de 20 concertos, a realizar na Praça do Bocage, na Casa da Baía e no Coreto da Avenida Luísa Todi, todos com entrada gratuita.

"Trata-se de um festival que não representa um encargo significativo para o município, que também é importante para a economia local, designadamente para a hotelaria e restauração, e que constitui mais um passo para a projeção e internacionalização de Setúbal", disse Maria das Dores Meira.

Maria das Dores Meira referiu ainda que o EXIB Música tem o apoio de diversos órgãos de comunicação social de âmbito nacional e o alto patrocínio do Presidente da República.