A polícia espanhola informou esta segunda-feira ter detido cinco pessoas suspeitas de uma burla de 325 mil euros em duas mulheres "vulneráveis", fazendo-se passar nas redes sociais e por mensagens de WhatsApp por Brad Pitt.

Os detidos entraram em contacto com as mulheres através de uma página online para fãs do famoso ator norte-americano, conseguindo que, após algum tempo, elas acreditassem que mantinham "uma relação sentimental com ele", declarou a Guarda Civil em comunicado.

Fingindo ser Pitt, os membros do grupo propuseram então às mulheres investir em diversos projetos inexistentes, defraudando 175 mil euros de uma vítima na Andaluzia, no sul da Espanha, e 150 mil euros de outra no País Basco, no norte.

"Os cibercriminosos, para atrair as vítimas, previamente estudaram as suas redes sociais e fizeram um perfil psicológico, descobrindo assim que ambas as mulheres eram pessoas vulneráveis, com carências afetivas e em estado depressivo", segundo o comunicado.

A Guarda Civil deteve na Andaluzia cinco alegados membros que se acredita terem realizado a fraude e conseguiu recuperar 85 mil euros do total do dinheiro proveniente dos golpes.