“Sentimos que havia necessidade de dar um novo impulso às festas do concelho. Por outro lado, as pessoas com quem fomos falando sentiam uma grande nostalgia em relação a um evento que marcou uma geração, entre as quais a minha, e o município”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.
Segundo informação deste município do distrito de Santarém, a última edição da FeirOurém ocorreu em 1999.
Luís Albuquerque adiantou que a FeirOurém, a decorrer entre 15 e 20 de junho, divide-se por dois espaços, o Parque da Cidade António Teixeira e o Centro de Negócios. Neste último, em alas distintas, vão estar patentes uma exposição de produtos da terra e uma mostra ligada ao comércio, indústria e serviços.
“Paralelamente, vai ser instalada uma tenda gigante para a área dedicada à gastronomia, que anteriormente estava no Centro de Negócios, na qual estarão, em princípio, três coletividades e uma entidade particular”, referiu o autarca, assinalando que o público infantil vai ter um espaço de diversão que inclui carrosséis.
A FeirOurém tem ainda dois palcos para a animação musical, com oito bares de apoio aos concertos de entrada livre, assim como as exposições das atividades económicas e as diversões.
“É um ano de experiência, mas a minha expectativa é que a FeirOurém vai correr bem, esperando que as condições meteorológicas ajudem”, declarou Luís Albuquerque.
Em 20 de junho, Dia do Concelho, além da tradicional sessão solene, com a distinção de personalidades e entidades, vai ser apresentada uma aplicação para telemóvel através da qual os cidadãos podem reportar aos serviços camarários anomalias que encontrem no espaço público.
“O dia termina com uma sardinhada popular, como era tradição da FeirOurém, aberta à população e gratuita”, disse o presidente da Câmara de Ourém, assinalando que, além da despesa, sobretudo com os artistas, “haverá receitas de aluguer de espaços, pelo que o valor do evento não está ainda apurado”.
Luís Albuquerque destacou, contudo, que a FeirOurém “vai reunir num evento outros quatro grandes eventos que se realizavam no passado, em datas distintas, como as festas dos produtos da terra, da cidade, da juventude e do emigrante”.
De acordo com informação do município, no dia de abertura da FeirOurém, a 15 de junho, atuam os Xutos & Pontapés, “antecedidos pela atuação dos The Peorth e com a noite a finalizar ao som do DJ Ziko Lobo Mau Records”.
“No dia seguinte, Carolina Deslandes será a grande artista da noite, com os Sigma a abrirem as hostilidades, e o DJ Cazé a encerrar o dia com sonoridades dos anos 1980”, adianta a nota de imprensa, explicando que a 17 “Fernando Daniel será a grande atração da noite com os In The Cisos a iniciarem a programação musical do dia”.
A 18, sobe ao palco Domi e, um dia depois, há marchas populares seguidas da atuação do grupo Função Públika, culminando a FeirOurém no dia 20 com animação pelo grupo Manuel Braz.
A Câmara acrescenta que a FeirOurém, descrita como “evento emblemático”, pretende “recuperar usos, costumes e as tradições do concelho”. O certame inclui ainda desporto, exposição de fotografia, ‘workshops’ e festival de folclore, entre outras atividades.
Comentários