A primeira semifinal do Festival da Canção da RTP decorreu na noite deste domingo, 18 de fevereiro. Peu Madureira (22 pontos), Janeiro (16 pontos), Catarina Miranda (16 pontos), Anabela (13 pontos), Joana Barra Vaz (8 pontos), Joana Espadinha (7 pontos) e Rui David (7 pontos) foram os músicos escolhidos para seguirem viagem até à final da fase nacional, de onde sairá 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.
A canção mais votada pelo júri, com 12 pontos, foi "Sem Título", de Janeiro, compositor convidado por Salvador Sobral. Já o público atribuiu quatro pontos ao tema do jovem cantor.
Durante a transmissão da primeira semifinal, a RTP foi disponibilizando todos o vídeos das 13 atuações no canal de Youtube do Festival da Canção. Nas primeiras 24 horas, a canção de Janeiro foi a que mais se destacou, ao somar mais de 100 mil visualizações.
O vídeo da semifinal, onde o músico apresentou "Sem Título", é o mais visto, contabilizando apenas as atuações do passado domingo. Segundo o Youtube, a apresentação de Janeiro é o quarto vídeo na lista dos mais populares em Portugal - em primeiro lugar está o videoclip de "Já Se Passou Tudo", de Piruka, seguido de "God’s Plan" (Drake) e de "Seis Nove", de WAZE.
A atuação de Peu Madureira é o segundo vídeo mais visto do canal do Festival da Canção (mais de 77 mil visualizações). O concorrente foi o mais votado pelo público na primeira semifinal do concurso nacional. Catarina Miranda, com "Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada", é a terceira canção com mais visualizações no Youtube.
Janeiro: Quem é a aposta de Salvador Sobral para vencer o Festival da Canção?
O músico Henrique Janeiro tem 23 anos, é de Coimbra e estudou Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O jovem já atuou diversas vezes com Salvador Sobral, com quem gravou o tema "Tereza e Tomás", que faz parte do EP editado por Janeiro em 2015.
"Janeiro é um jovem cantautor português, cantor e tocador de guitarra e dos teclados, que decide juntar no seu EP de estreia a solo canções envolvidas numa mescla de referências musicais sem perder a coesão e o fio condutor do que o identifica, a alusão lírica à sua prosa poética complementam-no enquanto compositor e instrumentista", explica a página do músico no Facebook.Samuel Úria, B Fachada e Rui Veloso são as suas principais influências, revelou Janeiro numa entrevista à Nova Magazine, revista da Universidade Nova de Lisboa. "Há um gajo que me incentiva todos os dias a escrever que é o Carlos Tê. Era quem escrevia para o Rui Veloso. São as letras mais bonitas do mundo em português (...)", explica o músico. "[Rui Veloso] É o maior compositor português, sem dúvida alguma", acrescenta.
O primeiro grande concerto de Janeiro foi no foi no Vodafone Mexefest, em 2015, para cerca de 400 pessoas. Mas o sonho do músico é subir ao palco do Altice Arena, em Lisboa. "Gostava de encher a Altice Arena, embora o som lá não seja assim nada de especial", confessa, acrescentando que também gostava de tocar no Tivoli porque "tem uma sala bonita e grande acústica".
"Canção para Ti" é o mais recente single do cantor. O videoclip do tema foi lançado em setembro, nas redes sociais. "Estou orgulhoso desta canção. É absurda a quantidade de trabalho que dá um filme para depois tudo se resumir a três minutos. Mas o prazer de o lançar vale cada segundo. Nunca tinha feito um videoclip, mas depois deste que é o primeiro, não paro mais", explicou na sua página no Facebook.
Comentários