A 8.ª edição do Festival Internacional de Órgão de Braga vai decorrer de 6 a 15 de maio e ficará marcada pela inauguração do órgão da Capela de São João da Ponte, após trabalhos de restauro, foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado, o município refere que, com o da Capela de São João, são sete os órgãos históricos que voltaram a “ganhar voz” desde o início daquele festival.

Para a edição 2022, o município anuncia uma “programação eclética”, com obras que vão desde o barroco ao contemporâneo, dos compositores ibéricos aos franceses, italianos e alemães, incluindo um concerto dedicado a Beethoven.

Além do órgão, o festival conta com os sons de outros instrumentos como o piano, o cravo, o harmónio, o acordeão, a celesta, o clavicórdio e até mesmo os carrilhões das igrejas de Braga.

“Um universo instrumental dado a conhecer por alguns dos mais importantes intérpretes e onde será apresentada a composição vencedora do II Prémio Pedro de Araújo”, acrescenta.

Na apresentação do festival, que decorreu na Sé Catedral de Braga, o presidente da Câmara sublinhou o legado que o evento tem deixado à cidade.

“Com este festival, Braga está a contribuir para a aceleração da recuperação deste instrumento musical de excelência, através da valorização e divulgação do seu património histórico”, disse Ricardo Rio.

O autarca lembrou que a valorização e aposta no turismo religioso é “uma bandeira” do seu executivo.

Ricardo Rio manifestou ainda a intenção de incluir Braga na European Cities of Historical Organs, uma rede europeia de cidades que possuem órgãos históricos e que promovem a sua divulgação através de ações que contribuem para o conhecimento daquele património histórico, não só nas suas cidades, mas além-fronteiras.

Os concertos vão decorrer na Sé Catedral de Braga, Igreja de Santa Cruz, Igreja de São Francisco, Basílica dos Congregados, Igreja de São Marcos, Mosteiro de Tibães, Igreja de São Lázaro e Igreja de Santo Adrião.

A par dos concertos, o festival conta ainda com exposições no Museu Pio XII e na Casa dos Crivos.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.