Mais do que um disco de natal, "Seasonal Shift", a editar a 4 de dezembro, é apresentado pela banda como uma "celebração intercultural", com canções dentro do espírito de celebração e também de reflexão sobre a chegada do final do ano, de balanço sobre o que aconteceu de bom e de mau.

Entre os convidados deste álbum dos Calexico contam-se Gisela João, no tema "Tanta Tristeza", e ainda o guitarrista tuaregue Bombino, a cantora guatemalteca Gaby Moreno, o mexicano Camilo Lara e o norte-americano Nick Urata, fundador dos DeVotchKa.

Do alinhamento fazem parte várias versões, entre as quais "Happy Xmas (War is Over)", de John Lennon e Yoko Ono, "Christmas all over again", de Tom Petty & The Heartbreakers, e originais, como "Hear the Bells", o primeiro tema a ser hoje divulgado.

Os Calexico, de quem é conhecida publicamente a admiração pelo fado, surgiram em 1990, em Tucson, no sul dos Estados Unidos, pela mão dos músicos Joeys Burns e John Convertino.

Com uma sonoridade marcada pelo indie rock, mas também pela tradição da música country e mexicana, dada a proximidade geográfica e cultural com o México, os Calexico editaram uma dezena de álbuns, entre os quais "Spoke", "Feast of Wire" e "Years to Burn", este em parceria com o músico Iron & Wine, e apresentado ao vivo em Portugal em 2019.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.