O Santiago Alquimista, em Lisboa, recebeu na noite passada o Balcony TV Sessions, num espetáculo dedicado, por inteiro, ao Hip-Hop Tuga. Apesar de inicialmente previsto para as 22:00h, o primeiro concerto acabou por só arrancar por volta da meia-noite, altura em que Skills & The Bunny Crew subiram ao palco. O evento foi transmitido em direto pela Balcony TV.

Após cinco anos de trabalho, o álbum de estreia de Skills & The Bunny Crew, Musa de Guerra, está finalmente pronto para apresentação ao público, a concretizar-se no próximo dia 19, no B.Leza. Ainda assim, ontem à noite, já pudemos levantar ligeiramente o véu e perceber parte da essência versátil do quarteto português. Na verdade, é essa versatilidade a pedra-de-toque de um hip-hop mitigado, fruto da fusão de outras subculturas musicais, com destaque para o rock e o funk. Talvez lhe possamos chamar hip-hop da pesada. Rotulações à parte, o certo é que esta malta deu provas de uma enorme apetência musical, fundada em linhas de baixo magistrais, pela destreza e domínio total da técnica de slapping por parte de José Garcia; e em altas descargas de energia a emanar da guitarra de Pedro Mourato, que cumpre a árdua tarefa de almofadar a parte melódica.

O vocalista Alfredo Costa esteve seguro e procurou sempre interagir com a plateia, que, apesar de tímida, foi respondendo bem aos seus apelos. Quem também ficou um tudo-nada tímida foi a legião feminina, muito por culpa da homenagem da banda respeitante ao Dia da Mulher. As rimas nem sempre foram perceptíveis, dado o peso dos instrumentos, mas, as que foram, revelaram o lado introspetivo e filosófico de Alfredo Costa.

Tekilla foi peremptório desde a sua entrada em cena, erguendo alto o estandarte do rap nacional. Acompanhado por um DJ Set rico em mixagens ruidosas, Tekilla, qual mestre-cerimónias, chamou todos para perto de si, clamando constantemente por “hands-up”. Deu a palavra ao público e o público escolheu Sinónimo, tema que canta com Sam The Kid. Durante a sua atuação, Tekilla trouxe ainda dois convidados ao palco e aproveitou para tecer algumas críticas aos artistas que recorrem ao playback. Articulou sempre bem as palavras, apesar da velocidade com que o fez.

A noite prosseguiu ainda com as atuações de XEG e NBC.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.