Kendrick Lamar ganhou um prémio Pulitzer, na categoria de música, pelo disco "DAMN", anunciou a organização na tarde desta segunda-feira, 16 de abril. Segundo a Associated Press, o rapper é o primeiro artista fora da música clássica e do jazz a vencer o galardão.

"Damn" chegou no início do segundo trimestre de 2017 e tomou logo o mundo de assalto. Foram várias as teorias sobre o disco: uns diziam que era um álbum sobre a morte de Kendrick e que três dias depois ele haveria de ressuscitar com um outro disco, mas isso acabou por não acontecer. Outros diziam que deveria ser tocado de trás para a frente, algo que mais tarde seria confirmado com o lançamento de uma versão com a playlist invertida.

Canções como "Humble", "DNA", "Loyalty" ou "Element" vieram mostrar que K.dot podia fazer temas mais acessíveis e mesmo assim manter a qualidade a que já nos tinha habituado com "Section.80" (2011), "Good Kid, M.A.A.D City" (2012) e "To Pimp a Butterfly" (2015).

Em janeiro, Kendrick Lamar conquistou cinco prémios nos Grammys, incluindo galardão para o Melhor Álbum Rap, com “DAMN.”, e a Melhor Performance Rap.