De acordo com o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Ilídio Pinto Cardoso, a atriz ainda foi transportada para o hospital de Portalegre, onde deu entrada já morta.
Manuela Cassola nasceu em Portalegre a 19 de junho de 1925. Frequentou o curso de teatro do Conservatório Nacional, tendo concluído a formação com a classificação final de 18 valores, o que lhe permitiu passar a integrar o elenco do Teatro Nacional.
A atriz colaborou com frequência em programas de rádio-teatro da Emissora Nacional, passou ainda por várias companhias, como a do Chiado, e participou em espetáculos dirigidos por Mário Viegas e Juvenal Garcês.
Nos Estados Unidos, interpretou a peça “Celestina”, de Fernando de Rojas, tendo conquistado o prémio de interpretação integrada no Festival El Ciglo de Ouro Teatro Clássico Espanhol com o Teatro Ibérico.
Também ingressou no Teatro São Carlos, onde teve intervenções dramáticas nas óperas “Orfeu em Lisboa” e “Tá Mar", de Ruy Coelho, entre outras.
A atriz notabilizou-se no teatro e, na reta final da sua carreira, com a participação na série televisiva "Inspetor Max", transmitida pela TVI, onde vestiu a pele de Justina. Na estação de Queluz de Baixo, fez ainda parte do elenco de "Todo o Tempo do Mundo", "Jardins Proibidos", "Super Pai", "Filha do Mar", "O Bando dos Quatro" e "Tu e Eu".
"Liberdade 21", "Conta-me Como Foi", "A Minha Família", "Os Nossos Dias" e "Bem-Vindos a Beirais" foram alguns dos projetos na RTP, onde se estreou em 1966.
Já na SIC, a atriz participou, por exemplo, em "Rainha das Flores" e "A Loja de Camilo".
No ano passado, a integrou o elenco de "Love in the Age of Fear", filme realizado por António Rui Ribeiro, e de "Espelho d'Água", novela da SIC.
Comentários