"O meu pai, Kansai Yamamoto, morreu com a idade de 76 anos, no passado dia 21", lê-se na mensagem publicada hoje por Mirai Yamamoto, na sua página oficial na rede Instagram.

Yamamoto nasceu em Yokohama, no sul de Tóquio, no último ano da II Guerra Mundial, em 1944.

Estudou Inglês e Engenharia Civil, em Tóquio, mas preferiu desde cedo o trabalho com costureiros e desenhadores de moda, como Junko Koshino.

En 1971, aos 27 anos, foi o primeiro japonês a fazer um desfile em Londres, com uma coleção própria, feito que repetiu em 1975, em Paris.

A fama internacional de Yamamoto expandiu-se além do mundo da moda, quando conheceu o músico David Bowie, para quem viria a desenhar os figurinos de Ziggy Stardust e Aladdin Sane.

Yamamoto concebeu igualmente guarda-roupa para espetáculos de Elton John e Stevie Wonder, entre outros artistas.

Os desenhos de Yamamoto caraterizam-se pela conjugação de elementos tradicionais japoneses, como os provenientes do teatro kabuki, com elementos ocidentais, privilegiando a excentricidade e o espírito de vanguarda, como reconheceu.

Na década de 1990, para apresentação das suas coleções, concebeu espetáculos multidisciplinares, na altura ainda de caráter inédito, a que deu o nome de "Super Shows", levando-os a palcos fora dos circuitos principais da moda, como a Praça Vermelha, em Moscovo (1993), locais no Vietname (1995), na Índia (1997) e no próprio Japão (2000).

Além da moda, Yamamoto também desenhou o comboio Skyliner, que liga o aeroporto do Tóquio ao centro da capital japonesa. Envolveu-se ainda na conceção da candidatura de Tóquio aos Jogos Olímpicos de 2016, que não viria a vingar, preterida pela proposta brasileira para o Rio de Janeiro.

Yamamoto manteve-se ativo até ao início deste ano, altura em que lhe foi diagnosticada uma leucemia mieloide aguda.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.