Cientistas indianos descobriram uma nova espécie de aranha que se parece "estranhamente" com o Chapéu Seleccionador da saga Harry Potter e deram-lhe o nome inspirado pelo seu dono, Godric Gryffindor.

Os cientistas, fãs ferverosos do pequeno feiticeiro, depararam-se com a aranha de sete milímetros em outubro do ano passado na exuberante cordilheira dos Gates Ocidentais, no sudoeste da Índia.

"Os meus colegas e eu somos geeks e todos pensámos 'Esta curiosa aranha parece-se exatamente com o Chapéu Seleccionador'. Era estranhamente similar", afirmou o cientista Javed Ahmed à AFP esta quinta-feira.

"Então fizemos um pacto de que, se fosse uma nova espécie, iríamos nomeá-la em homenagem ao Chapéu Seleccionador", acrescentou, referindo-se ao chapéu mágico que distribui os alunos nas diferentes equipas da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts na famosa saga de acordo com as suas características.

Em junho, Ahmed, que vive em Mumbai, e seus colegas cientistas estavam 100% certos de que se tratava de uma espécie nova e seguiram e frente, nomeando esta aranha pontiaguda e de hábitos noturnos de Eriovixia Gryffindori.

Uma análise feita por especialistas confirmou que a aranha, que imita a forma de folhas para evitar predadores, era, de facto, uma espécie recentemente encontrada.

A descoberta foi publicada no Indian Journal of Arachnology de dezembro e provocou uma onda de empolgação nas redes sociais, levando inclusivamente a autora de Harry Potter, J. K. Rowling, a expressar a sua alegria pelo Twitter.

"Estou realmente honrada! Parabéns por descobrir outro #AnimalFantástico!", escreveu Rowling dirigindo-se a Ahmed.

"Quantos geeks têm a oportunidade de descrever uma espécie, e muito menos nomeá-la, em homenagem a um ícone da cultura pop e, em seguida, ver a criadora deste ícone a responder-nos a dizer que estava feliz e honrada? Fiquei tão empolgado!", disse o cientista.

A descoberta foi feita após o lançamento recente do filme "Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los", um spin-off de Harry Potter baseado num livro que Rowling escreveu em 2001.

A aranha de Gryffindor não é a primeira espécie a ser nomeada em homenagem a um ícone popular, de ficção ou real. Em 2009, uma aranha amarela descoberta na Malásia foi nomeada em homenagem à estrela do rock David Bowie.

Três anos mais tarde, cientistas australianos nomearam uma mosca de "Beyonce", e no mesmo ano cientistas aproveitaram uma tarântula que encontraram em Folsom, na Califórnia, para homenagear Johnny Cash, a lenda da música americana que cantou "Folsom Prison Blues".