A banda estará a 16 de fevereiro na Aula Magna, em Lisboa, e o regresso acontece a propósito do álbum "The Punishment of Luxury", que saiu no início deste mês.

Conhecidos como OMD, os Orchestral Manoeuvres in the Dark atuaram pela primeira vez em Portugal em 2016 no Festival de Vilar de Mouros. Chegaram a ter um concerto marcado em 2013, em Cascais, mas foi cancelado por problemas de saúde de um dos membros, o baterista Malcolm Holmes, que abandonou a banda pouco depois.

"The Punishment of Luxury" é o 13.º álbum de carreira dos OMD e todos os temas foram compostos por Andy McCluskey e Paul Humphreys, os dois músicos que se mantêm desde os primeiros tempos da banda e sobreviveram à separação de quase uma década, entre 1996 e 2006.

Sendo uma das bandas da pop eletrónica de finais de 1970, os OMD tiveram sobretudo sucesso na década de 1980, com canções como "Enola Gay", "Souvenir", "Electricity" e "Joan of Arc".

"Isotype" foi o primeiro tema retirado do novo álbum, "The Punishment of Luxury", com o qual andarão em digressão pela Europa e Estado Unidos durante os próximos meses.