Este sábado, dia 2 de março, na Portimão Arena, Calema, Matay, NBC, Conan Osíris, Surma, Ana Cláudia, Mariana Bragada e Madrepaz apostarak todos os trunfos para conquistarem uma viagem até ao Festival Eurovisão da Canção.

Veja as atuações na final do Festival da Canção:

1. Calema - "A Dois"

Os Calema foram os primeiros a pisar o palco da Portimão Arena.

Veja aqui a atuação.

2. Mariana Bragada - "Mar Doce"

Mariana Bragada foi a escolha da Masterclass da Antena 1.

Veja aqui a atuação.

3. Matay - "Perfeito"

Matay foi o terceiro artista a subir ao palco da final do Festival da Canção RTP1. O artista foi o mais votado na primeira semifinal do concurso.

Veja aqui a atuação.

4. Surma - "Pugna"

Surma foi a artista mais votada pelos jurados na segunda semifinal.

Veja aqui a atuação.

5. NBC - "Igual a Ti"

NBC foi o quinto artista a atuar na final do festival da RTP.

Veja aqui a atuação.

6. Madrepaz - "Mundo a Mudar"

Frankie Chavez convidou os Madrepaz para interpretarem "Mundo a Mudar", o sexto tema apresentado na final do Festival da Canção, em Portimão.

Veja aqui a atuação.

7. Conan Osíris - "Telemóveis"

Recebido com uma forte ovação, Conan Osíris foi o penúltimo artista a subir a palco. A atuação do músico foi uma das mais comentadas da noite nas redes sociais.

Veja aqui a atuação.

8. Ana Cláudia - "Inércia"

Veja aqui a atuação.

Ana Cláudia foi a última artista a pisar o palco.

"A dois" (composta e interpretada por Calema), "Telemóveis" (Conan Osíris), "Inércia" (D’Alva/Ana Cláudia), e "Perfeito" (Tiago Machado/ Boss AC/ Matay) foram os temas escolhidos na primeira semifinal do concurso promovido pela RTP. Já na segunda semifinal, “Igual a ti” (NBC), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “Mar Doce” (Mariana Bragada) e “Pugna” (Surma) foram os temas que conquistaram um lugar na final.

AS VOTAÇÕES

A escolha dos temas das semifinais foi feita com base no televoto e nos votos de um júri, liderado por Júlio Isidro. Isaura (cantora, compositora, e autora da canção vencedora do ano passado), Álvaro Costa (radialista, DJ e apresentador de televisão), Selma Uamusse (cantora de origem moçambicana com trajetória entre o jazz, o gospel e a soul), Pedro Penim (membro fundador e diretor artístico do Teatro Praga, é também encenador e ator), Maria João (cantora de jazz, com vasta discografia e reconhecida a nível internacional) e Rita Redshoes (cantora, compositora e instrumentista) são os jurados escolhidos pela RTP.

As votações decorreram sob um esquema de 50/50: o peso do voto foi repartido entre o público e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.

"Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora", explica a RTP.

A música “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, na sequência de o país se ter sagrado vencedor em 2017, em Kiev com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.