A Rádio Universidade de Coimbra (RUC), que é “a única rádio local” do concelho e a “única rádio escola da Península Ibérica”, vai assinalar os seus “30 anos em todo o lado”, durante este ano.

As comemorações, que integram diversos concertos, debates, um prémio de jornalismo, uma emissão especial de exterior e a edição de um livro, entre outras iniciativas, têm início no sábado, 06 de fevereiro, com a apresentação oficial da banda The Parkinsons, com hoje, durante uma conferência de imprensa, os responsáveis da rádio.

A programação do "30.º aniversário RUC – 30 anos em todo o lado" arranca com “a projeção do documentário ‘The Parkinsons: A long way to Nowhere’, de Caroline Richards, trabalho que documenta o percurso da banda rock The Parkinsons, formada em Londres por músicos de Coimbra, e como ela marcou a cena musical da cidade”, disse o administrador da estação da Associação Académica de Coimbra (AAC), Guilherme Queirós.

A sessão terá lugar no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), às 18:00, atuando a banda às 22:00 no Salão Brazil, também em Coimbra.

Em 01 de março, a RUC deixará os seus estúdios nas instalações da AAC, para produzir uma emissão especial direta, “a partir do topo das Escadas Monumentais”.

Três dias depois, em “estreia exclusiva em Portugal”, Manuel Göttsching apresenta, no TAGV, às 21:30, “aquela que é considerada uma das obras-primas da eletrónica, 'E2-E4'”, 35 anos depois da sua gravação.

Um ciclo de debates, com o objetivo de “trazer temas merecedores de discussão pública e que estão intimamente ligados” com a rádio (o seu papel e desafios), o estado do ensino superior e o poder local, faz igualmente parte do programa de comemorações do aniversário da RUC.

“Celebrando 30 anos de rádio escola em Portugal”, a RUC promove, em colaboração com a Antena 1 e a Antena 3, um concurso de jornalismo radiofónico, e vai, por outro lado, editar um livro sobre a sua história, feita de centenas de pessoas, envolvendo “sócios, amigos, ouvintes e parceiros de hoje e de há 30 anos, através das novas plataformas de 'crowdfunding'”.

Com estes e outros eventos, a rádio da AAC quer assinalar “o papel desta instituição como única rádio local de Coimbra, única rádio escola da Península Ibérica e uma das últimas rádios verdadeiramente livres”.

Sob o lema "Há 30 anos em todo o lado", as comemorações serão alargadas a toda a cidade de Coimbra, “em conjunto com as secções culturais, as companhias de teatro, as salas de espetáculo, os promotores de concertos e as restantes entidades que, de uma forma ou de outra, ajudam a promover e dinamizar a cultura na cidade”, sublinha a RUC num documento hoje divulgado.

Desde o seu nascimento, a RUC tem “espalhado sócios pelo mundo fora, através dos mais e abrangentes cargos”, deixando “a marca RUC bem presente” em “todo o lado”, assumindo-se, assim, também como “ponto de partida”, e é neste contexto que assinala os seus 30 anos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.