O festival decorre em dois momentos: na quinta e na sexta-feira e nos dias 27, 28 e 29 de maio, com as portas a abrirem às 16:00 e a encerrarem às 04:00, à exceção do último dia, em que a abertura e encerramento acontecem uma hora mais cedo.
O Parque da Bela Vista é um recinto arborizado e com um anfiteatro natural com cerca de 200 mil metros quadrados, entre área técnica e área utilizada pelos espetadores, e com capacidade para cerca de 90 mil pessoas.
No recinto foram instalados cinco palcos, entre os quais o Palco Mundo, de costas para o Rio Tejo, com 2.100 metros quadrados, 250 mil watts e mais de 300 projetores. Neste palco, com cerca de 400 toneladas, 300 de estrutura e cem de equipamento, atuarão artistas e bandas como Bruce Springsteen, Queen, Maroon 5, Hollywood Vampires, Korne, Ariana Grande e Avicii.
Num dos palcos, o da Eletrónica, está uma das novidades desta edição: uma piscina, onde serão realizadas festas, animadas por vários DJ.
Durante os cinco dias, a "cidade do Rock" terá um centro médico, um posto de saúde e um posto da Proteção Civil, que congrega a PSP, a Prosegur e bombeiros. Outra novidade este ano é o Centro de Controlo Operacional, que concentra no mesmo espaço várias entidades para visionar as imagens do recinto em tempo real.
Como o Rock in Rio é, no entender da organização, um "parque temático", no recinto foi montado um "slide", com 150 metros de distância, uma roda gigante com 30 cabines e capacidade para 120 pessoas, e uma montanha russa com 300 metros de comprimento. Haverá também mais de 15 espaços de restauração, incluindo cozinha de autor.
No recinto trabalham cerca de nove mil pessoas (entre produção, fornecedores, equipas de artistas, patrocinadores) e estão acreditados cerca de 600 jornalistas.
O Rock in Rio aconteceu pela primeira vez em 1985 - as celebrações dos trinta anos terminam em Lisboa -, tendo chegado em 2004 a Portugal, realizando-se desde então nos anos pares.
De acordo com a organização, mais de sete milhões de pessoas e 1.200 artistas passaram pelos Rock in Rio do mundo inteiro.
Foto: Agência Zero
Comentários