Este ano, pela primeira vez, o Rock in Rio Lisboa criou um palco de atuações para uma centena de “influenciadores”, entre ‘youtubers’, músicos, humoristas e outros talentos que vingam, sobretudo, na Internet e são seguidos por milhares de pessoas, em particular crianças e adolescentes.

Entre os alinhados deste palco está Catarina Lowndes, 28 anos, ou melhor, Sea3P0, a ‘youtuber’ feminina que tem mais de um milhão de seguidores – numa comunidade que se autointitula ‘Seafam’ -, somando todos os que a acompanham no Youtube, no Instagram ou no Facebook.

Depois de ter estudado cinema nos Estados Unidos, de ter tido vários trabalhos no mercado digital e de ter integrado uma banda, Catarina Lowndes criou a personagem Sea3PO e, em 2011, começou a fazer e a publicar vídeos online, no primeiro passo de interação com um público que cresceu conectado com tecnologias e o digital.

Desde os primeiros vídeos até hoje, nos quais faz demonstrações de produtos, fala de si própria e responde a fãs, Sea3PO lançou um livro para crianças, sobre ‘bullying’, uma revista em nome próprio e prepara-se para editar um álbum com o alterego Sea.

“Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão à procura de conexão e querem relacionar-se com a pessoa que estão a ver, pelo positivo e pelo que não perfeito”, contou à agência Lusa pouco antes de subir ao palco no Rock in Rio.

Ser “influenciadora” pode ter uma conotação negativa, disse, mas esse “poder de influenciar grandes comunidades” pode ser canalizado para questões mais relevantes, como bullying, preconceito e amor próprio.

“Eu tento sempre mostrar que não sou uma pessoa perfeita, vou fazer escolhas erradas, mas mostrar que sou um ser humano e que o eu quero fazer é influenciar de maneira a que as pessoas não tenham medo de conquistar os seus sonhos”, afirmou.

Facilmente reconhecível pelo cabelo bicolor – azul e rosa - e influenciada pela cultura japonesa, Catarina Lowndes admitiu que a comunidade que a acompanha é, sobretudo, positiva e elogia “o amor e a dedicação” dos pais dos seus seguidores mais novos, que aguentam horas numa fila só para um autógrafo ou um retrato.

Para alimentar esta mensagem de “empoderamento” dirigida a quem a segue, Catarina Lowndes explicou que já tem uma equipa considerável de pessoas a trabalhar com ela, num trabalho que disse ser rentável.

“Raramente tenho tempo para mim, não tenho vida social. Contento-me com a minha comunidade. (…) Tenho dois ‘managers’, uma agência de comunicação, a Warner, um diretor criativo. É uma equipa gigantesca. Para não falar da banda e dos dançarinos. É incrível. Não acredito que tantas pessoas também acreditam neste projeto”, elencou.

E acrescentou: “É rentável, mas o mais interessante é que é rentável em termos de conseguir passar uma mensagem de ‘empowering people’ e conseguir acender essa chama dentro das pessoas, de que as coisas são possíveis com muito trabalho”.

Além de Sea3PO, o palco dos "influenciadores" conta com nomes como Wuant, Owhana, Windoh, Hitz, Mike Lyte, Bumba na Fofinha, César Mourão e Salvador Matinha.

O oitavo Rock in Rio Lisboa começou no sábado e prossegue hoje no Parque da Bela Vista, contando com Bruno Mars como cabeça-de-cartaz, num dia há muito esgotado. O festival é retomado nos dias 29 e 30 com The Killers, Katy Perry e Xutos & Pontapés.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.