"Este trabalho traz um novo contributo para a divulgação e preservação do património cultural da Terra de Miranda e para imortalizar os sons de dois instrumentos como a caixa de guerra e o bombo, que habitualmente, acompanham a gaita de foles mirandesa", descreveu o músico Alexandre Meirinhos.

O livro "Ritmos Tradicionais Mirandeses" é da autoria deste músico do grupo de música tradicional Galandum Galundaina e do jornalista Rui Rodrigues.

O trabalho é composto por pautas onde estão inscritos os principais temas tradicionais mirandeses tocados pelos antigos percussionistas (caixa de guerra e bombo) do Planalto Mirandês.

"Esta é uma compilação dos principais sons e ritmos tradicionais da Terra de Miranda e que são muito próprios e exclusivos deste território com padrões únicos e que são tocados com instrumentos como a caixa e o bombo ", explicou o músico.

Segundo o instrumentista, o interesse da recolha encontra-se no designado "toque mirandês", que inclui frases rítmicas específicas, assim como uma forma própria de tocar determinados instrumentos.

"A novidade do registo escrito vem acrescentar à transmissão oral uma outra forma de dar a conhecer a novos públicos os ritmos tradicionais da Terra de Miranda", especificou o autor.

Para além de uma breve contextualização, o livro inclui o registo musical dos ritmos mirandeses em pauta para caixa de guerra e bombo, exercícios práticos, padrões e um CD com gravações dos toques acompanhados pela gaita-de-foles.

"A inclusão, no livro, de um registo sonoro em CD vai ajudar as pessoas que não conseguem ler uma partitura. Neste registo, os sons dos instrumentos estão separados para melhor serem escutadas e interpretados", disse Alexandre Meirinhos.

Os textos deste livro estão traduzidos em três idiomas: mirandês, português e inglês.

A edição do livro teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e da Galandum Galundaina Associação Cultural.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.