"Perto de mim" é o novo single do jovem cantor português SYRO. O videoclip do tema foi lançado no passado dia 27 de janeiro e já ultrapassou as 100 mil visualizações no Youtube. "Este é um tema em que quis despir-me de produções megalómanas e ter mais voz e piano, como as pessoas conseguem perceber ao ouvir esta canção", começa por explicar em conversa com o SAPO Mag.

No single, o artista "aborda o amor sob todas as suas formas possíveis, entre namorados, irmãos, pais e filhos, avós e netos, portanto, entre laços de sangue ou entre laços que a vida decidiu unir". "É uma canção que falar de amor, mas onde eu quis afastar-me um bocadinho da faceta mais banal. Fala das relações humanas, do apego às pessoas... fala de pessoas que se tornam alicerces da nossa vida e o mal que nos faz se a perdermos. Se as perdermos, perdemos uma parte de nós", frisa o músico de 24 anos. "Também fala de saudade. Mas o tópico principal é o medo de perdermos as pessoas que são alicerces da nossa vida", acrescenta.

Ao SAPO Mag, SYRO recorda que começou no mundo da música aos 12 anos a tocar bateria. Depois das primeiras experiências, o músico decidiu estudar música teórica e prática e mais tarde licenciou-se em Jazz e Música Moderna.

"A música existe na minha vida desde muito cedo", conta. "Se tiver de escolher uma memória... quando eu tinha 12 anos, lembro-me de o meu pai me levar a ver a banda de tributo oficial dos Genesis e onde eu vi um suposto Phil Collins a tocar bateria e, pronto, foi aí que decidi começar a aprender bateria. Hoje sou cantor e continuo a ser baterista, mas comecei só como baterista há uns anos", relembra o músico.

"Acho que a música sempre foi uma certeza na minha vida, mas tive de o dizer me voz alta quando tive de optar no ensino superior e acabei por escolher estudar Jazz e Música Moderna", recorda SYRO em conversa com o SAPO Mag.

"Antes de um artista querer lançar trabalho, tem de fazer uma pergunta a si próprio:'qual o meu lugar? qual é o lugar que eu quero ocupar?' Eu quero acreditar e através do feedback que vou tendo, que quando alguém ouve uma canção minha consegue identificar imediatamente que é uma canção minha", frisa.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.