A conceituada bailarina russa Olga Smirnova deixou o ballet Bolshoi, em resposta à invasão do seu país à Ucrânia, mas acredita que a companhia de dança sobreviverá às consequências da guerra.
Vinte atores estarão este ano no programa Passaporte, de promoção internacional de talentos portugueses, que ambiciona consolidar-se como um evento sustentado e financiado a vários anos, disse à agência Lusa a fundadora, Patrícia Vasconcelos.
O movimento Brigada Estudantil promove, no domingo em Lisboa, um protesto contra a precariedade, no setor da Cultura, na sequência das declarações do ministro da tutela no parlamento sobre o tema, foi hoje anunciado.
O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e o Organismo de Gestão Artística (Opart) assinaram um protocolo de cooperação tendo em vista a “coprodução de atividades culturais” como “concertos” ou “espetáculos”, anunciou na quinta-feira a instituição açoriana.
O compositor e pianista Daniel Bernardes apresenta o seu novo projeto “Vignette”, esta sexta-feira no Coliseu do Porto, com o acordeonista João Barradas e o violoncelista Filipe Quaresma.
A primeira peça do dramaturgo Martin McDonagh chega hoje ao palco da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, encenada por João Cardoso, para retratar um tema tão atual quanto a violência numa família presa a si própria.
O músico e compositor Tiago Nacarato apresenta hoje ao vivo, em Lisboa, e no dia 27, no Porto, “Peito Aberto”, recentemente editado, um álbum com ‘groove’ através do qual se viaja pela “musicalidade tradicional de vários países”.
O vocalista da banda de rock russa DDT foi acusado, esta quinta-feira, de desacreditar o Exército da Rússia, ao questionar os objetivos da invasão da Ucrânia durante um concerto.
A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa vai lançar este ano uma rota turístico-literária inspirada na obra de José Saramago “Viagem do Elefante”, que poderá ser alargada ao estrangeiro, foi hoje anunciado.
Sexualidade, espiritualidade e política são os aspetos que Richard Zenith priorizou na biografia de Fernando Pessoa, o poeta que nunca saiu da infância e não investiu na construção de uma identidade.
O atual diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, vai assumir a direção da Maison de La Danse de Lyon e a codireção da Biennale de La Danse, em França, adianta hoje a imprensa francesa.
Promover a leitura e combater os baixos índices de literacia são objetivos principais da Feira do Livro de Leiria, que decorre entre 1 e 5 de junho, com visita garantida de cerca de quatro mil alunos, anunciou a organização.
A Banda Sinfónica Transmontana estreia no dia 27 uma “Sinfonia Lendária”, que revisita as lendas de Trás-os-Montes, baseia-se na obra do escritor Pires Cabral e tem composição original de Nelson de Jesus.
A artista Cristina Maria celebra 15 anos como fadista profissional, uma carreira que desenvolve em paralelo à de escultora, mas que reconhece “ser muito pouco” na história deste género musical.
O Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola (Setúbal), instalou várias valências e recursos digitais para facilitar o acesso de pessoas com “diversidade funcional”, num “projeto inovador” que tornou “o museu mais inclusivo”, foi hoje divulgado.
O encenador Filipe La Féria afirmou hoje que representará “enormes prejuízos” para o Teatro Politeama o encerramento ao trânsito da Avenida da Liberdade, em Lisboa, aos domingos e feriados, dias de maior afluência de grupos aos espetáculos.
As experiências que várias reclusas em Moçambique, algumas homicidas de companheiros agressores, partilharam com a escritora Paulina Chiziane vieram reforçar a sua ideia de que “Deus é uma mulher, e negra”.
O município de Góis, no distrito de Coimbra, acolhe, no dia 10 de junho, o espetáculo de teatro “Eudaimonia”, no âmbito do projeto “Portas do Céu”, que se vai desenvolver ao longo de 12 meses.
Um livro para crianças intitulado “Eh pá, não sejas coca-bichinhos! – Pequeno dicionário de expressões bichosas”, da autoria da escritora Lurdes Breda, com ilustrações de Tânia Clímaco, pretende assinalar o Dia Internacional do Brincar, no dia 28.
A coreógrafa de origem grega Kat Válastur apresenta “Eye, Lash!”, esta semana, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, uma obra que evoca mulheres condenadas no passado, afirmando o seu poder, estreada há duas semanas em Berlim.