Depois de «Maternidade», onde dá vida uma enfermeira mística capaz de acalmar os ânimos entre os colegas mais nervosos, Cláudia Semedo volta à apresentação.
A jovem estrela, de 27 anos, vai conduzir a 3ª temporada de «Desafio Verde», um programa inovador e educativo, que demonstra como é possível ser amigo do ambiente sem ser extremista.

Desde as minhocas da quinta, às caleiras para aproveitamento da água da chuva, desde a energia solar até às «bombas de calor», a equipa do «Desafio Verde» entra na casa dos consumidores à procura de «atentados» ecológicos. Durante todo este processo, o maior de todos os desafios é, logicamente, educar as famílias e espectadores.

A partir do dia 2 de Outubro, às 21 horas, Cláudia Semedo regressa ao ecrã com 45 minutos de programa ao Sábado e também com emissões diárias antes do Jornal2, de 2ª a 6ª feira.

Todas as semanas, a jovem apresentadora e a sua equipa visitam uma família diferente e fazem a auditoria do lixo e da energia que consomem com a ajuda de uma «calculadora ecológica» criada especialmente para o programa.

Descobre-se assim a «impressão digital ecológica». A família analisada é depois confrontada com a terrível verdade acerca do seu impacto a longo prazo no planeta e submetem-se a uma «dieta verde» que os fará mudar de atitude.

Depois de acompanharmos a família durante um período de tempo, a apresentadora regressa para reavaliar o impacto ambiental da casa e entrega-lhes as poupanças obtidas pelo bom comportamento.

«Desafio Verde» é baseado num formato internacional de grande sucesso. Através da análise dos hábitos quotidianos de famílias concretas, o programa mostra como poupar dinheiro melhorando as condições de sustentabilidade do planeta.

(Texto: Joana Côrte-Real)