A XXII gala dos Globos de Ouro da SIC decorreu na noite deste domingo, 21 de maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A cerimónia foi conduzida por João Manzarra, que foi arrancando várias gargalhadas aos presentes.
Os nomeados na categoria de Melhor Música, os D.A.M.A, a dupla Paulo Gonzo e Raquel Tavares, Richie Campbell e os HMB com Carminho foram os convidados musicais da cerimónia dos prémios da SIC. Paulo de Carvalho, que está a celebrar 55 anos de carreira, também subiu ao palco do Coliseu dos Recreios para recordar alguns temas e para fazer um dueto com o seu filho Agir.
Já os Amor Electro, que na XVII gala, em 2012, foram distinguidos com os Globos de Ouro para Melhor Grupo e Melhor Música, regressam à cerimónia para cantar o tema do genérico da nova novela da noite da SIC, "Espelho d'Água".
Luís Franco Bastos foi o responsável pelos momentos de humor. No arranque da gala, o humorista lembrou que muitos artistas são mal pagos e que são aliciados a trabalhar apenas para se promoverem. "Quero uma mulher a dias mas não lhe vou pagar. É a mulher a dias do Luís Franco Bastos, está a promover-se", gracejou.
O comediante brincou ainda com o cabelo de João Manzarra, dizendo que será o próximo convidado do "Alta Definição". Em resposta, o apresentador cortou um pouco do seu cabelo para oferecer a Luís Franco Bastos.
O primeiro prémio a ser entregue foi o de Melhor Atriz de Cinema. Ana Padrão ("Jogo de Damas") foi a vencedora e recebeu o galardão pelas mãos de Bárbara Guimarães e Rodrigo Guedes de Carvalho. Joana Bárcia ("Cinzento e Negro"), Maria João Abreu ("A Mãe é que Sabe") e Mónica Calle ("Cinzento e Negro") também estavam nomeadas.
Antes de entregar o Globo de Melhor Atriz de Cinema, o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho deixou uma mensagem de apoio a todas as mulheres vítimas de violência doméstica. "A arte sempre esteve na primeira linha da resistência contra o mal", frisou.
Nuno Lopes, pelo papel no filme "Posto Avançado do Progresso", venceu o prémio de Melhor Ator de Cinema. Filipe Duarte ("Cinzento e Negro"), Miguel Borges ("Cinzento e Negro") e Miguel Nunes ("Cartas de Guerra") também estavam na corrida na categoria masculina.
Inês Castel-Branco e José Fidalgo entregaram o Globo de Ouro de Melhor Filme. O grande vencedor foi "Cartas da Guerra", de Ivo M. Ferreira. "Cinzento e Negro" (Luís Filipe Rocha), "John From" (João Nicolau) e "O Ornitólogo" (João Pedro Rodrigues) também estavam na corrida.
Antes de anunciar o vencedor do Globo para Melhor Filme, a atriz recordou a gaffe cometida nos Óscares, dizendo que "La La Land" era a longa-metragem vencedora dos prémios da SIC.
Isabel Abreu, pela sua personagem na peça "Um Diário de Preces", venceu a categoria de Melhor Atriz de Teatro. Beatriz Batarda ("As Criadas"), Isabel Abreu ("Um Diário de Preces"), Luísa Cruz ("Música") e Rita Cabaço ("Música") também estavam nomeadas.
O galardão de Melhor Ator de Teatro foi entregue a João Perry ("O Pai"). "Acreditem que para mim é grande uma satisfação estar aqui hoje e acreditem que só percebi isso nos últimos tempos (...) Este prémio não é só devido a mim", frisou o ator, lembrando a falta de apoios às companhia de teatro.
Cláudia Vieira e Marco António Del Carlo entregaram o prémio de Melhor Peça/ Espetáculo do ano a "Música", do encenador Luís Miguel Cintra. "Moçambique", com encenação de Jorge Andrade, "O Impromptu de Versalhes" (Miguel Loureiro) e "Pinocchio" (Bruno Bravo) também estavam na lista de nomeados.
Na categoria Revelação do Ano, André Silva (futebolista), April Ivy (cantora), Beatriz Frasão (atriz) e Renato Sanches (futebolista) eram os nomeados na única categoria votada pelo público.
Beatriz Frasão foi a mais votada pelos espectadores da SIC. "Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram", disse a jovem atriz, entre lágrimas.
Na música, a Academia Globos de Ouro da SIC, composta por cinco elementos em cada uma das categorias a concurso (Cinema, Desporto, Moda, Música e Teatro), elegeu Carminho como a Melhor Intérprete Individual de 2016. Já os lisboetas Capitão Fausto receberam o galardão de Melhor Grupo.
"O Amor é Assim", dos HMB com Carminho, venceu o prémio de Melhor Música do ano.
No desporto, Fernando Santos foi considerado o melhor treinador português de 2016. Já Cristiano Ronaldo, na categoria masculina, e Telma Monteiro, na categoria feminina, venceram o galardão de Melhor Desportista de 2016.
No mundo da moda, Francisco Henriques foi considerado Melhor Modelo Masculino. Já Maria Clara venceu na categoria feminina. Luís Carvalho foi eleito o Melhor Estilista do ano.
O último galardão da noite foi entregue por Francisco Pinto Balsemão. Fernando Santos, selecionador nacional, foi homenageado com Globo de Ouro de Mérito e Carreira.
Comentários