"The Crown" partiu na frente da corrida, com 24 nomeações, e reinou na cerimónia dos Emmys ao conquistar 11 prémios. A série da Netflix sobre a família real britânica triunfou nas principais categorias, levando para casa o galardão de Melhor Série Dramática e derrotando "The Boys", "Bridgerton", "The "Mandalorian", "Lovecraft Country", "Pose", "The Handmaid's Tale e "This Is Us".
"Gambito de Dama", também da Netflix, estava na corrida em 18 categorias, conquistou igualmente 11 Emmys, mas apenas dois nas principais categorias - Melhor Minissérie e Melhor Realização em Minissérie ou Telefilme. "Saturday Night Live" (8), "Ted Lasso" (7) e "The Mandalorian" (7) também se destacaram na 73.º edição das estatuetas que celebram o melhor da televisão.
Já "The Handmaid's Tale", do serviço de streaming Hulu, foi a grande derrotada da noite e entrou para a história dos Emmys - a série bateu o recorde do maior número de derrotas numa única edição, tendo saído de mãos a abanar da cerimónia apesar de estar nomeada em 21 categorias.
"WandaVision", que partiu para a corrida com 23 nomeações, também sofreu uma das grandes derrotas da noite - a série do Disney+ apenas conquistou três estatuetas - Melhor Design de Produção em Programa Narrativo de Meia-Hora, Melhor Guarda-Roupa de Fantasia/Ficção Científica e Melhor Canção e Letra Original.
Impulsionada graças aos triunfos de "The Crown" e "Gambito de Dama", a Netflix foi a plataforma mais premiada da edição conquistar 44 prémios. Já a HBO/ HBO Max somou 19 estatuetas, seguida pela Disney+ (14), Apple TV+ (10), NBC (8). VH1 (6), ABC (3) e FX Networks (3).
Como é habitual, nem todas as estatuetas dos Emmys são entregues durante a cerimónia principal. Uma semana antes, a Academia de TV organiza as noites Creative Arts Emmys, que servem para anunciar os vencedores das categorias secundárias - no total, os Emmys contam com mais de 100 categorias.
Este ano, Claire Foy (Melhor Atriz Convidada em Drama por "The Crown"), Courtney B. Vance (Melhor Ator Convidado em Drama por "Lovecraft Country"), Maya Rudolph (Melhor Atriz Convidada em Comédia por "Saturday Night Live") e Dave Chappelle (Melhor Ator Convidado em Comédia por "Saturday Night Live") foram alguns dos vencedores.
Nos Creative Arts Emmys, "Gambito de Dama", da Netflix, foi a grande vencedora, conquistando oito estatuetas. "RuPaul’s Drag Race" (5 troféus), The Crown (4) e "WandaVision" (3) também triunfaram nas categorias secundárias.
O reinado de "The Crown"
Devido à pandemia da COVID-19, o elenco e a equipa de "The Crown" não viajou para os Estados Unidos e acompanhou a cerimónia à distância. A partir de Londres, os protagonistas e criadores da série agradeceram os prémios.
Olivia Colman, que vestiu a pele de Isabel II nas últimas duas temporadas de "The Crown", da Netflix, conquistou o Emmy de Melhor Atriz numa Série Dramática, derrotando a colega de elenco Emma Corrin. Uzo Aduba ("Terapia"), Elisabeth Moss ("The Handmaid's Tale"), Jurnee Smollett ("Lovecraft Country") e Mj Rodriguez ("Pose") também estavam nomeadas na categoria.
Logo depois do discurso de Olivia Colman a partir do Reino Unido, foi a vez de Josh O'Connor subir a palco para receber o Emmy de Melhor Ator numa Série Dramática pelo papel de príncipe Carlos em "The Crown".
Os prémios para a série britânica não se ficaram por aqui. Gillian Anderson, que vestiu a pele de Margaret Thatcher na aposta da Netflix, venceu o segundo Emmy da sua carreira ao triunfar na categoria de Melhor Atriz Secundária numa Série Dramática. A britânica venceu a primeira estatueta nos prémios há 24 anos pelo seu trabalho como agente Dana Scully em "Ficheiros Secretos".
O triunfo de "Ted Lasso" na comédia
"Ted Lasso", da Apple TV+, também foi um dos destaques da noite ao vencer em sete categorias. A produção venceu algumas das mais importantes estatuetas, incluindo a de Melhor Série de Comédia. Já o seu protagonista, Jason Sudeikis, foi galardoado com o prémio de Melhor Ator em Série de Comédia.
Na cerimónia, o galardão de Melhor Atriz numa Série de Comédia foi conquistado por Jean Smart, protagonista de "Hacks" - a série da HBO Max levou para casa três Emmys.
As vitórias de Kate Winslet, John Oliver e RuPaul
Kate Winslet também foi uma das estrelas da noite ao conquistar o galardão de Melhor Atriz numa Minissérie ou Telefilme. Michaela Coel ("I May Destroy You"), Anya Taylor-Joy ("Gambito de Dama"), Elizabeth Olsen ("WandaVision") e Cynthia Erivo ("Genius: Aretha") também estavam nomeadas, mas a britânica foi a grande vencedora pelo seu papel em "Mare of Easttown" (HBO).
Com o seu papel em "Halston", da Netflix, Ewan McGregor conquistou o Emmy de Melhor Ator numa Minissérie ou Telefilme, derrotando atores que protagonizaram produções mais populares, como Paul Bettany ("WandaVision") ou Hugh Grant ("The Undoing"). Lin-Manuel Miranda e Leslie Odom Jr., ambos do elenco de "Hamilton", também estavam nomeados.
Na cerimónia, Michaela Coel venceu a estatueta ainda na categoria de Melhor Argumento em Minissérie ou Telefilme por "I May Destroy You". A britânica criou e protagonizou a comédia da HBO que explora a questão do consentimento sexual na vida contemporânea.
Tal como em 2020, "Last Week Tonight with John Oliver" voltou a conquistar a estatueta de Melhor talk show de variedades, derrotando "Conan", "The Late Show with Stephen Colbert", "The Daily Show with Trevor Noah" e "Jimmy Kimmel Live". "RuPaul's Drag Race" também repetiu a vitória do ano passado, vencendo na categoria de Melhor programa de competição - "The Amazing Race", "Nailed It!", "Top Chef" e "The Voice" também estavam nomeados.
A HBO/ HBO Max partiu na frente da corrida, com um total de 130 nomeações. A Netflix ocupava o segundo lugar, com 129, seguida pelo Disney+ (71) e pela NBC (46).
Em comunicado, a academia lembrou que "Bridgerton", "Lovecraft Country" e "The Boys" entram pela primeira vez na corrida ao galardão de Melhor Série Dramática.
Segundo a Television Academy, este ano, 75% dos nomeados para Melhor Série de Comédia eram novatos na categoria, incluindo "Cobra Kai", "Emily em Paris", "Hacks", "Pen15", "Ted Lasso", "The Flight Attendant".
Este ano, apenas entraram na corrida produções com episódios estreados entre 1 de junho de 2020 e 31 de maio de 2021.
O reencontro das estrelas numa gala (quase) normal
Os Emmys voltaram a decorrer ao vivo e as estrelas do pequeno ecrã reencontraram-se na passadeira vermelha - veja aqui as imagens.
A cerimónia do ano passado - que ocorreu antes do início do processo de vacinação contra a COVID-19 - foi completamente virtual, com o anfitrião Jimmy Kimmel a conduzir a gala a partir de um auditório deserto em Los Angeles, com os vencedores a participarem via Zoom.
Desta vez, o comediante Cedric the Entertainer assumiu o comando do evento, que contou com apenas 500 convidados e que se realizou numa tenda numa tenda gigante (como a usada nos últimos anos nos Governors Balls) no espaço LA Live, perto do Microsoft Theatre de Los Angeles, seguindo os cuidados para evitar a propagação do coronavírus que incluiu a apresentação do certificado digital.
Com muita experiência no género (Critics’ Choice Television Awards, NAACP Image Awards, Soul Train Awards, TV Land Awards), o comediante e estrela da série de comédia "The Neighborhood", da CBS, o canal que este ano transmite o evento, animou a noite e brincou com algumas das estrelas que não faltaram à festa.
Os produtores dos Emmys prometeram um "número musical de abertura curto e animado" e cumpriram com a palavra. No arranque da cerimónia, com o mote de Cedric the Entertainer, vários convidados mostraram os seus dotes para a música - ao contrário da habitual monólogo, o apresentador apostou num rap ao som de "Just A Friend", de Biz Markie.
Com uma letra que descrevia a "televisão como uma velha amiga", a atuação contou com referências a "Seinfeld" ou "Ted Lasso".
Rita Wilson, Billy Porter, LL Cool J, Anthony Anderson, Tracee Ellis Ross e Mj Rodriguez foram alguns dos artistas que participaram na atuação especial.
Depois do número de abertura, o anúncio dos vencedores arrancou a todo o vapor. O primeiro galardão foi entregue a Hannah Waddingham ("Ted Lasso"), que venceu na categoria de Melhor Atriz Secundária em Série de Comédia. Logo depois foi a fez de Brendan Hunt, atroz que também faz parte do elenco de "Ted Lasso" (Apple TV+), receber a estatueta de Melhor Ator Secundário em Série de Comédia.
Entre os anúncios dos vencedores, o anfitrião Cedric the Entertainer brindou o público com alguns momentos de humor, mas sem perder tempo.
Na reta final da cerimónia, a Academia recordou algumas das estrelas que morreram no último ano, com Biz Markie, Larry King, Michael K. Williams . O momento contou com uma atuação de Jon Batiste, dos Stay Human, a banda residente do talk-show "The Late Show with Stephen Colbert".
LISTA DE VENCEDORES DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS:
(veja aqui a lista completa de vencedores)
Melhor Série Dramática:
The Boys
Bridgerton
The Crown - VENCEDORA
The Mandalorian
Lovecraft Country
Pose
The Handmaid's Tale
This Is Us
Melhor Série de Comédia:
Black-ish
Cobra Kai
Pen15
Emily em Paris
Hacks
Ted Lasso - VENCEDORA
The Flight Attendant
O Método Kominsky
Melhor Minissérie:
Mare of Easttown
I May Destroy You
WandaVision
Gambito de Dama - VENCEDORA
The Underground Railroad
Melhor Ator numa Série de Comédia:
Jason Sudeikis, "Ted Lasso" - VENCEDOR
Anthony Anderson, "Black-ish"
Michael Douglas, "O Método Kominsky"
William H. Macy, "No Limite" ("Shameless")
Kenan Thompson, "Kenan"
Melhor Atriz numa Série de Comédia:
Aidy Bryant, "Shrill"
Jean Smart, "Hacks" - VENCEDORA
Allison Janney, "Mom"
Kaley Cuoco, "The Flight Attendant"
Tracee Ellis Ross, "Black-ish"
Melhor Ator numa Série Dramática:
Regé-Jean Page, "Bridgerton"
Sterling K. Brown, "This Is Us"
Billy Porter, "Pose"
Jonathan Majors, "Lovecraft Country"
Matthew Rhys, "Perry Mason"
Josh O'Connor, "The Crown" - VENCEDOR
Melhor Atriz numa Série Dramática:
Emma Corrin, "The Crown"
Olivia Colman, "The Crown" - VENCEDORA
Uzo Aduba, "Terapia"
Elisabeth Moss, "The Handmaid's Tale"
Jurnee Smollett, "Lovecraft Country"
Mj Rodriguez, "Pose"
Melhor Ator numa Minissérie ou Telefilme:
Paul Bettany, "WandaVision"
Hugh Grant, "The Undoing"
Ewan McGregor, "Halston" - VENCEDOR
Lin-Manuel Miranda, "Hamilton"
Leslie Odom Jr., "Hamilton"
Melhor Atriz numa Minissérie ou Telefilme:
Kate Winslet, "Mare of Easttown" - VENCEDORA
Michaela Coel, "I May Destroy You"
Anya Taylor-Joy, "Gambito de Dama"
Elizabeth Olsen, "WandaVision"
Cynthia Erivo, "Genius: Aretha"
Melhor Série Documental
Allen v. Farrow
American Masters
City So Real
Faz de Conta que Nova-Iorque é uma Cidade
Os Segredos das Baleias - VENCEDORA
Melhor Telefilme
Dolly Parton's Christmas on the Square - VENCEDOR
Oslo
Robin Roberts Presents: Mahalia
Sylvie's Love
Uncle Frank
Melhor talk show de variedades:
Conan
The Late Show with Stephen Colbert
The Daily Show with Trevor Noah
Jimmy Kimmel Live
Last Week Tonight with John Oliver - VENCEDOR
Melhor programa de competição:
The Amazing Race
Nailed It!
RuPaul’s Drag Race - VENCEDOR
Top Chef
The Voice
Melhor Atriz Secundária numa Série Dramática:
Gillian Anderson, The Crown - VENCEDORA
Helena Bonham Carter, The Crown
Emerald Fennell, The Crown
Madeline Brewer, The Handmaid’s Tale
Ann Dowd, The Handmaid’s Tale
Yvonne Strahovski, The Handmaid’s Tale
Samira Wiley, The Handmaid’s Tale
Aunjanue Ellis, Lovecraft Country
Melhor Ator Secundário numa Série Dramática:
Tobias Menzies, The Crown - VENCEDOR
O-T Fagbenle, The Handmaid’s Tale
Max Minghella, The Handmaid’s Tale
Bradley Whitford, The Handmaid’s Tale
Michael K. Williams, Lovecraft Country
Giancarlo Esposito, The Mandalorian
John Lithgow, Perry Mason
Chris Sullivan, This Is Us
Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia:
Hannah Waddingham, Ted Lasso - VENCEDORA
Rosie Perez, The Flight Attendant
Hannah Einbinder, Hacks
Aidy Bryant, Saturday Night Live
Kate McKinnon, Saturday Night Live
Cecily Strong, Saturday Night Live
Juno Temple, Ted Lasso
Melhor Ator Secundário numa Série de Comédia:
Brett Goldstein, Ted Lasso - VENCEDOR
Carl Clemons-Hopkins, Hacks (HBO Max)
Paul Reiser, The Kominsky Method (Netflix)
Kenan Thompson, Saturday Night Live (NBC)
Bowen Yang, Saturday Night Live (NBC)
Brendan Hunt, Ted Lasso (Apple TV+)
Nick Mohammed, Ted Lasso (Apple TV+)
Jeremy Swift, Ted Lasso (Apple TV+)
Melhor Atriz Secundária numa Minissérie ou Telefilme:
Julianne Nicholson, Mare of Easttown - VENCEDORA
Renée Elise Goldsberry, Hamilton
Phillipa Soo, Hamilton
Jean Smart, Mare of Easttown
Moses Ingram, Gambito de Dama
Kathryn Hahn, WandaVision
Melhor Ator Secundário numa Minissérie ou Telefilme:
Evan Peters, Mare of Easttown - VENCEDOR
Daveed Diggs, Hamilton
Jonathan Groff, Hamilton
Lin-Manuel Miranda, Hamilton
Anthony Ramos, Hamilton
Paapa Essiedu, I May Destroy You
Thomas Brodie-Sangster, Gambito de Dama
No ano passado, "Watchmen" partiu na frente da corrida, com 26 nomeações, e foi a grande vencedora da noite, conquistando 11 Emmys. A produção da HBO arrecadou alguns dos principais prémios, incluindo o de Melhor Minissérie - "Little Fires Everywhere", "Mrs. America", "Unbelievable" e "Unorthodox" também estavam nomeadas na categoria. A protagonista, Regina King, venceu o galardão de Melhor Atriz numa Minissérie.
"Schitt's Creek" também foi uma das grandes surpresas da edição de 2020 dos Emmys, sendo a segunda produção mais premiada, com nove galardões, incluindo o de Melhor Série de Comédia - "Curb Your Enthusiasm", "Dead to Me", "Insecure", "The Good Place", "The Kominsky Method", "The Marvelous Mrs. Maisel" e "What We Do in the Shadows" também estavam nomeadas, mas a sitcom canadiana acabou por ser a grande vencedora da noite.
Com sete prémios, "Succession" também foi umas das produções vencedoras do ano passado. A aposta da HBO, que estava nomeada em 18 categorias, conquistou o principal troféu da noite, o de Melhor Série Dramática, vencendo "Better Call Saul", "The Crown", "The Handmaid's Tale", "Killing Eve", "The Mandalorian", "Ozark" e "Stranger Things".
Comentários