Francisco Louçã foi um dos convidados da emissão desta quinta-feira, dia 17 de janeiro, de "5 para a meia-noite". No programa da RTP1, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves desafiaram o antigo líder bloquista a participar na rubrica "Pressão no Ar".

"Uma das suas grandes medidas na política cultural foi ter poupado Catarina Martins ao desemprego como atriz?", perguntou a apresentadora. "Não, não. A Catarina tinha uma excelente atividade como encenadora, como artista. Todas as profissões fazem falta na política (...) Creio que ela é uma heroína do século XXI", respondeu o convidado do talk show da RTP1.

Na "Pressão no Ar", Francisco Louçã confessou ainda que não irá apoiar Marcelo Rebelo de Sousa na próxima corrida a Belém. "E Cristina Ferreira?", questionou Filomena Cautela. "Qualquer pessoa pode chegar [a Presidente]. Mas correm o risco de fazer de cada programa uma espécie de convite para que alguém se candidate. (...) Não se se lembram, na altura da monarquia, quando o rei tinha muito pouco prestígio, o truque que ele usou foi andar a distribuir títulos. Então, havia aquele ditado popular: 'Foge cão que te fazem barão. Para onde se me fazem visconde?' E agora há aquele susto das pessoas: 'Onde vais? Vou ao '5 para a meia-noite'. Foge porque fazem-te candidato à presidência da República", brincou.

Veja o vídeo: