"1986", a primeira série de televisão escrita por Nuno Markl, com ajuda da irmã, Ana Markl, Filipe Homem Fonseca e Joana Stichini Vilela, estreou em março e os episódios já se encontram todos disponíveis na RTP Play. Já na RTP1, os capítulos vão para o ar todas as terças-feiras.

Naranjito, mascote do Campeonato do Mundo de 1982, também participa indiretamente na história. "A participação especial de Naranjito, personagem de 1982, no episódio 5 de uma série passada em 1986, é uma espécie de capricho pessoal. Nunca percebi grande coisa sobre futebol, mas em 1982 o Campeonato do Mundo serviu-nos uma mascote tão icónica, carismática e omnipresente que dei por mim, aos 11 anos, a usá-la frequentemente - em t-shirts, porta-chaves, peúgas, etc. Não era fã de futebol, mas era fã de uma laranja com olhos, boca, braços e pernas", escreveu Nuno Markl no Facebook.

"Em 86, o merchandising que havia do Espanha 82 já era passado distante ganhando pó, e por isso a fatiota de Naranjito torna-se uma solução ainda mais ridícula para Tiago. Ao mesmo tempo, é uma maneira de trazermos para 86 um dos ícones pop da primeira metade dos anos 80", contou o humorista.

No texto partilhado nas redes sociais, Nuno Mark frisa ainda que "nunca houve à venda nenhum fato de Carnaval de Naranjito": "Foi 100% invenção da minha mente doentia, só para dar trabalho às equipas de guarda-roupa e adereços. E que grande trabalho fizeram. Já o Miguel Moura e Silva ia morrendo lá dentro, coitado".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.