Esta sexta-feira, 3 de junho, a partir das 21h55, a RTP1 vai acompanhar em direto a Corrida de Touros da Chamusca. Para tentar travar a transmissão de touradas no canal público, o movimento Anti-Touradas apresentou uma queixa ao Provedor da RTP, pedindo que os espectadores que mostrem também "a sua indignação".

"Mesmo sabendo que a maioria dos espectadores não se identifica com este espectáculo bárbaro, a RTP, canal público pago por todos nós, volta a transmitir corridas de touros. Aproveite também para enviar a sua queixa ao Provedor da RTP, mostrando o seu repúdio. Bastam 30 segundos. É fundamental protestar", pode ler-se na mensagem partilha nas redes sociais.

O post partilhado na página de Facebook Anti-Tourada foi partilhado por mais de 1100 pessoas em menos de três horas.

No final do mês de abril, o Provedor do Telespectador da RTP, Jaime Fernandes, revelou que mais de metade das queixas recebidas pela RTP em 2015 visou a transmissão de touradas pela estação pública.

De acordo com o relatório, "apesar das recomendações do provedor e do parecer explicitado nas emissões do Voz do Cidadão, de que não considera as corridas de toiros um conteúdo de serviço público, a RTP exibiu em 2015 o mesmo número de touradas que transmitiu em 2014".

 No entanto, "recebeu muito mais queixas - exatamente 8280, o que representa 55% do total de mensagens recebidas durante o ano", adianta o documento.

"Acho que a transmissão de touradas não é serviço público, mas, por outro lado, acho que o futebol já cabe", afirmou o provedor do Telespectador da RTP.