Nayma Mingas está "muito feliz" por ter sido escolhida para apresentar na o "Projecto Moda", a versão portuguesa do formato original norte-americano "Project Runway" que dentro em breve estreará na RTP1.

"Está tudo a ser muito bem estruturado e estou convicta que vai ser surpreendente e uma excelente rampa de lançamento para os novos designers portugueses", diz a modelo de origem angolana, que vai estrear-se na televisão num formato à sua medida.

O "Projecto Moda" é um programa que dá a oportunidade a dez aspirantes a designers de moda portugueses de demonstrar a sua arte e criatividade no mundo das passerelles.

Ao longo de oito desafios semanais, têm de conseguir provar que têm talento e que merecem continuar no programa. Além de competirem uns contra os outros, os candidatos têm de evidenciar destreza e capacidade de improviso, uma vez que as provas correm contra o tempo.

Se lá fora Heidi Klum é a cara do programa, por cá Nayma promete estar à mesma altura da famosa manequim internacional.

Paulo Gomes, produtor de moda, será o "fashion adviser"que estará ao lado dos jovens criadores, lançando os diversos desafios e acompanhando todos os seus trabalhos nos bastidores do programa, produzido pela FremantleMedia Portugal para a RTP1.

A avaliação de cada desafio é feita após um desfile no qual apresentam a sua criação. Cabe a Manuel Alves (estilista), Fátima Cotta (directora da revista Elle), e Cristina Pinho (Directora de Desenvolvimento de Produto Modalfa) - que compõem a mesa de jurados - avaliar o trabalho de cada um. Após cada desafio, um dos concorrentes é eliminado.

(Texto: Joana Côrte-Real)