Numa altura em que o mundo se prepara para o eminente surto de gripe por vírus A (H1N1), o canal Odisseia exibe, todas as segundas-feiras de Outubro, sempre às 22h00, um especial de programação que analisa a capacidade destruidora de um dos agentes mais mortais da história: o vírus.
Como é feito o contágio através do vírus da gripe? Quando é que se transforma em pandemia? Que medidas de prevenção existem para controlar a propagação de doenças infecciosas? Quais são os vírus que estão latentes no nosso planeta?
Estas e outras questões, serão respondidas no especial «O vírus», semanalmente e ao longo de quatro impressionantes documentários, que revelam os riscos e os benefícios daquela que é a última força na configuração da árvore da vida.
«Vírus, a Origem» inaugura este especial no dia 5 de Outubro, pelas 22h00, para decifrar a génese da evolução humana, partindo da procura de novas culturas até descobrir que os vírus podem ser parte intrínseca do nosso ADN, com um papel primordial na evolução desde o início dos tempos.
Na segunda-feira seguinte, dia 12 de Outubro, às 22h00 e 23h00, o Odisseia sugere «Pandemia», uma série com a chancela da BBC, que, ao longo de dois episódios visionários, descreve um cenário global, onde o mundo luta por se salvar de uma ameaça de gripe.
O H1N1, mais conhecido como vírus da gripe espanhola, causou entre os anos 1918 e 1919, mais mortes do que a 1ª Guerra Mundial.
Pela mão de médicos de diferentes especialidades e países, o Odisseia proporciona em «A Gripe Assassina», uma retrospectiva impressionante que permite ao espectador reviver uma época marcada por uma das pandemias mais letais da história da humanidade. Através de um valioso material de arquivo, reconstruções, imagens desenhadas por computador e entrevistas, o Odisseia aprofunda dia 19 de Outubro, pelas 22h00, este fenómeno de consequências dramáticas, para entender de onde surgiu o vírus da gripe, o que o motivou e o motivo da sua propagação incontrolável.
«Caçadores de Vírus» encerra este especial no dia 26 de Outubro, pelas 22h00, acompanhando o trabalho de investigadores que estiveram na linha da frente contra estes adversários invisíveis, analisando as suas vitórias, as suas derrotas e os desafios que terão de enfrentar tendo uma pandemia global de gripe no horizonte.
Neste documentário impressionante, ficaremos a conhecer Donald Henderson, responsável por uma das maiores conquistas da humanidade, a total erradicação da varíola, doença viral que causou a morte de 300 milhões de pessoas, apenas no século XX, e Kristine Smith, veterinária que faz parte de uma nova geração de investigadores que trabalha na linha da frente contra o vírus da gripe das aves.
Comentários