Tendo a RTP comunicado à SPA que não está disponível para realizar, em parceria com a nossa cooperativa, a Gala do Prémio Autor 2014, facto que desde já profundamente lamentamos, o Conselho de Administração e a Direcção da SPA tomaram a decisão de não realizar aquela gala no corrente ano, embora vá atribuir os prémios anuais, como é sua prática há vários anos e também um dever para com a comunidade dos criadores nacionais”, afirma a cooperativa em comunicado hoje divulgado.

Segundo o mesmo comunicado, a RTP “não apresentou razões objetivas para a não realização da Gala do Prémio Autor”, que habitualmente se efetuava a partir do grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A SPA afirma ainda que a televisão do Estado “procedeu a uma redução significativa do valor do contrato de avença anual e ainda não indicou valores para o contrato de 2014”.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da RTP disse que as duas entidades estão a dialogar sobre "a matéria em apreço".

“A RTP e a SPA mantêm um diálogo sobre a matéria em apreço, e nada tem a comentar”, disse à Lusa fonte oficial da RTP.

A SPA afirmou que “diligenciou ainda no sentido de viabilizar a realização da gala em parceria com outra estação de televisão, o que não se mostrou viável”.

Os prémios, que a SPA atribui desde 2010, contemplam diferentes áreas e disciplinas e constituem “um estímulo para que a criatividade dos autores portugueses, mesmo neste ciclo de adversidade e privação, não abrande”, lê-se no comunicado da cooperativa de autores.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.