Esta sexta-feira, dia 18 de outubro, o "Telejornal", da RTP1, celebra 60 anos. O programa mais antigo da televisão portuguesa nasceu a 18 de outubro de 1959, dois anos depois de a RTP iniciar as suas emissões regulares.

"A história do Portugal contemporâneo e a nossa perceção do mundo passa há seis décadas pela RTP e pelo 'Telejornal'", frisa a RTP em comunicado. "Assinalar os 60 anos do Telejornal é sublinhar a importância do serviço público de televisão e relevar o facto de a Informação da RTP ser considerada a mais confiável em Portugal", acrescenta o canal.

Para a RTP1, hoje "apagaremos 60 velas convictos de que a liberdade e a independência são os bens mais preciosos, que justificam a confiança na Informação do serviço público da RTP".

Para assinalar o aniversário, o canal preparou uma emissão especial entre as 20h00 e as 22h00. José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria serão os rostos da emissão coordenada por Adília Godinho e realizada por José Véstia.

"E como sempre noticiaremos o mais relevante do dia. Mostraremos cidades do futuro no norte da Europa e em Abu Dhabi. Conversaremos com Marcelo Rebelo de Sousa e também com Daniel Innerarity", avança a RTP.

O emissão contará ainda com uma nova roupagem sonora construída com a Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, sob a direção da maestrina Joana Carneiro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.