No dia a seguir após ser acusado por um novo caso de violação de uma atriz francesa em 1975, Roman Polanski é um dos grandes vencedores das nomeações para os Prémios do Cinema Europeu.

Realizador Roman Polanski acusado de novo caso de violação em 1975
Realizador Roman Polanski acusado de novo caso de violação em 1975
Ver artigo

Na lista anunciada este sábado durante o Festival de Sevilha, o francês "J'accuse", sobre o caso Dreyfuss, lidera com quatro nomeações, as mesmas do espanhol "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, o italiano "O Traidor", de Marco Bellocchio, e o britânico "A Favorita", de Yorgos Lanthimos.

Apenas o filme de Polanski não estreou em Portugal, o que está anunciado para 23 de janeiro.

Todos estão nomeados para para Melhor Filme Europeu juntamente com o francês "Les Miserables", de Ladj Ly, e o alemão "Systemsprenger" ("System Crasher"), de Nora Fingscheidt, sem estreia portuguesa anunciada.

Almodóvar, Polanski, Bellocchio e Lanthimos estão também na corrida para Melhor Realização, juntando-se Celine Sciamma por "Portrait de la jeune fille en feu".

Nas categorias de interpretação, destacam-se as presenças da vencedora do Óscar Olivia Colman por "A Favorita", António Banderas por "Dor e Glória" e Jean Dujardin por "J'accuse".

Nas nomeações hoje anunciadas não surgem nomes portugueses: não constava qualquer produção nacional nos pré-nomeados.

Curtas de Leonor Teles e Gabriel Abrantes nomeadas para Prémios Europeus de Cinema
Curtas de Leonor Teles e Gabriel Abrantes nomeadas para Prémios Europeus de Cinema
Ver artigo

A 22 de outubro, dois trabalhos dos realizadores portugueses Leonor Teles e Gabriel Abrantes estavam entre os cinco nomeados para Melhor Curta-Metragem: respetivamente "Cães que ladram aos pássaros" e "Les Extraordinaires Mésaventures de la jeune fille de pierre".

Os Prémios Europeus de Cinema visam reconhecer a excelência dos filmes produzidos na Europa, e são entregues anualmente pela Academia Europeia de Cinema, composta por cerca de 3.500 profissionais do meio.

A 32.ª cerimónia dos Prémios Europeus de Cinema vai realizar-se em Berlim, Alemanha, no dia 7 de dezembro, com o anúncio dos vencedores.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.