O vereador da cultura do município, Eduardo Luciano, adiantou à agência Lusa que o projeto de reabilitação do centenário Salão Central Eborense, que vai ser votado na próxima reunião pública de câmara, será candidatado a financiamento comunitário.

"Estamos a tentar levar o projeto de arquitetura à próxima reunião de câmara para, depois, desenvolvermos os projetos de especialidade e, no final do mês de maio, apresentarmos a candidatura" a fundos comunitários, disse.

Eduardo Luciano realçou que o município aguarda os pareceres da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Direção-geral do Património Cultural, que "são vinculativos", prevendo que a obra passa arrancar no primeiro semestre do próximo ano.

Segundo o autarca, a reabilitação do Salão Central Eborense, que "tem um financiamento negociado de 2,5 milhões de euros", é um dos projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Évora, já assinado com o programa operacional Alentejo 2020.

O Salão Central Eborense foi mandado construir, em 1916, pelo empresário José Augusto Anes como espaço de cultura e variedades e, ao longo dos anos, passou pela mão de diversos proprietários, sempre com a predominância da exibição de cinema.

Com o passar dos anos, a afluência de público diminuiu, levando ao seu encerramento definitivo no final dos anos 80, tendo a câmara municipal adquirido o edifício em 1996.

O vereador Eduardo Luciano explicou que o projeto vai permitir transformar o imóvel numa "sala polivalente" dedicada às artes, com um espaço principal para espetáculos e performances e outro para ensaios, num piso inferior.

"Será um espaço que poderá ser desenhado em função daquilo que se quiser concretizar", salientou, indicando que será colocada "uma bancada telescópica" para permitir "formatar o espaço à necessidade dos projetos criativos".

O autarca assinalou ainda que o futuro Salão Central Eborense vai ter um miradouro com cafetaria, no terraço, e um elevador para tornar o imóvel acessível a todos.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.