Ben Affleck vai doar os futuros lucros que receber de todos os filmes que fez com Harvey Weinstein, o produtor da Miramax e The Weistein Company caído em desgraça após as alegações de assédio sexual e violação.

A decisão foi inspirada pela que tomou o realizador Kevin Smith, com quem o ator teve uma relação próxima durante meados dos anos 1990, que disse há três semanas que por ter uma carreira de tal forma indissociável do produtor, iria oferecer a uma organização não-lucrativa que trabalha no âmbito da maior igualdade de género na indústria cinematográfica os seus "residuals".

Estes pagamentos resultam normalmente da exibição na televisão de trabalhos antigos e podem ser uma parte importante do rendimento das pessoas que trabalham na indústria cinematográfica.

No caso de Affleck, é uma 'fatia' considerável da sua carreira: "Perseguindo Amy" (1997), "O Bom Rebelde" (1997), "A Paixão de Shakespeare" (1998), "Fantasmas" (1998), "Um Acaso com Sentido" (2000), "Jogo de Traições" (2000), "Jay e Silent Bob Contra-Atacam" (2001), "Uma Família Difícil" (2001), "Stolen Summer" (2002), "The Third Wheel" (2002), "Era Uma Vez... um Pai" (2004), "Nunca Tantos Fizeram Tão Pouco" (2006), "Hollywoodland" (2006), "Maré de Azar" (2009) e "Homens de Negócios" (2010).

A estes juntam-se, enquanto produtor ou produtor-executivo, "Stolen Summer" (2002), "A Batalha de Shaker Heights (2003) e "O Bicho" (2005), além de "Vista Pela Última Vez..." (2007), o seu primeiro filme como realizador.

"Quando o Kevin sugeriu isso, decidi fazer o mesmo, portanto quaisquer futuros 'residuals' que receber seja de um filme Miramax ou Weinstein irão ou para a FI ou para a RAINN. Uma é Film Independent e a outra é uma organização feminina [que trabalha contra o abuso sexual], e não queria receber mais cheques do tipo", respondeu Ben Affleck quando o tema surgiu numa entrevista a propósito do seu próximo filme, "Liga da Justiça".

"Não costumo falar disso, mas foi uma ideia do Kevin, achei-a boa e espero que se torna popular. Provavelmente algumas pessoas não podem doar todos os seus ganhos futuros, mas mesmo se for 10% já é alguma coisa", concluiu sobre o tema.