"Black Panther" bateu recordes quando estreou a 16 de fevereiro e domina as bilheteiras a nível mundial há um mês.

As receitas nos EUA estão nos 605 milhões, o que significa que esta semana ultrapassará os 623 de "Os Vingadores" (2012), tornando-se o maior sucesso de sempre no cinema dos super-heróis. A este valor juntam-se os 577 fora das fronteiras domésticas, para um total de 1,18 mil milhões de dólares e a 14ª posição nos mais sucessos de sempre.

Com mais 27 milhões, o suficiente para bater os 23,5 da estreia de "Tomb Raider", o filme da Marvel tornou-se agora o primeiro desde "Avatar" em 2010 a estar há cinco fins de semana consecutivos no primeiro lugar nas bilheteiras americanas.

Existe uma boa razão para nenhum filme ter conseguido isso nos últimos oito anos: os estúdios lançam grandes filmes nas salas praticamente todas as semanas, o que torna muito mais difícil algum manter-se no topo mais do que, na melhor das hipóteses, três fins de semana.

Mesmo "Avatar" só conseguiu ser o primeiro durante sete semanas, entre meados de dezembro de 2009 até ao fim de janeiro de 2010, o que não o impediu de ser o maior sucesso de sempre nas bilheteiras modernas dos EUA até à chegada de "Star Wars: O Despertar da Força" (dezembro de 2015).

Antes do filme de James Cameron já era preciso recuar até "O Sexto Sentido", que aguentou cinco semanas no verão de 1999.

O recorde, que agora parece impossível de bater, é o de "Titanic", número um durante 15 semanas, de meados de dezembro de 1997 até ao final de março de 1998.

Seguem-se as 13 semanas de "O Caça Polícias" (1984-85) e as 12 de "Sozinho em Casa" (1990-91).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.