"Cavalo Dinheiro", um dos filmes mais emblemáticos de Pedro Costa, o realizador português com maior estatuto no cenário independente, estará disponível a partir de hoje (16) na plataforma “online” Filmin.

Além deste projeto estarão disponíveis o documentário “Ne Change Rien” (2009) e as curtas-metragens “O Nosso Homem” (2010) e “Sweet Exorcist” (2012).

O filme retoma o universo conhecido do realizador – cujos temas começaram por um trabalho em Cabo Verde que resultaram no seu filme “Casa de Lava” (1994) e transferiram-se para o extinto bairro das Fontainhas nos projetos seguintes.

Foi lá que surgiu Ventura, um dos personagens recorrentes da cinematografia do cineasta, que aqui é o protagonista. Em “Cavalo Dinheiro” ele aparece internado num hospício, julgando estar a viver durante o 25 de abril e que o local onde vivia, o mencionado bairro, ainda existe.

Prémio de Melhor Realizador em Locarno, além de um currículo internacional impressionante no circuito dos festivais, o filme apresenta ainda a personagem que vai protagonizar o próximo trabalho do cineasta, "Vitalina”: Vitalina Varela surge aqui a fazer uma visita a Ventura.

Também das filmagens desta longa saiu “Sweet Exorcist”, curta-metragem que fez parte do projeto coletivo “Centro Histórico”, que celebrava a cidade de Guimarães como Capital Europeia da Cultura em 2012 (os outros segmentos eram dos realizadores Victor Erice, Manoel de Oliveira e Aki Kaurismäki).

Já o documentário experimental “Ne Change Rien” nasceu da amizade do cineasta com a atriz e cantora francesa Jeanne Balibar e acompanha-a em vários momentos e locais.

Por fim, a curta-metragem “O Nosso Homem” aborda a vida de um pedreiro que subitamente perde o emprego e a família.

Teaser "Cavalo Dinheiro".