Matt Damon recusou fazer "Avatar", o que deixou os atores Christan Bale e John Krasinski de boca aberta. E provavelmente todos os que ficarem a saber da história.

A proposta vinha acompanhada de uma percentagem das eventuais receitas: como o filme de James Cameron arrecadou 2,79 mil milhões de dólares nas bilheteiras em 2009, o "prejuízo" foi na zona dos 250 milhões, o que seria facilmente o maior "cachet" único da história do cinema.

A revelação surgiu durante uma entrevista à revista GC ao lado de Christian Bale para falar do novo filme, "Le Mans '66: O Duelo", quando lhes perguntaram se alguma vez tiveram a tentação de aceitar um projeto só por causa do dinheiro.

Christian Bale disse era humano e ficou tentado, mas nunca aconteceu. E a seguir, relata a revista, "perdeu o controlo de todos os músculos faciais" quando ouviu a resposta do colega.

Matt Damon começou por dizer que também nunca faria um filme só pelo dinheiro e a seguir recordou a altura em que Cameron lhe propôs "Avatar", apesar de lhe dizer que não precisava de uma "estrela"e se recusasse daria o papel a um ator desconhecido porque o filme não precisava realmente dele. No entanto, se ele aceitasse, oferecia-lhe 10% das receitas.

A falta de disponibilidade acabou por ser a razão para dizer não: a longa rodagem colidia com "Ultimato" (2007), o terceiro filme da saga "Jason Bourne". E o protagonista acabou por ser o pouco conhecido ator australiano Sam Worthington.

Damon recordou ainda que contou a mesma história alguns anos mais tarde ao ator John Krasinski, que se levantou e começar a andar às voltas na cozinha onde estavam a escrever o argumento de "Terra Prometida" (2012) e lhe disse: "OK. OK. OK. OK. OK. Se tivesses feito esse filme, nada na tua vida teria sido diferente. Nada na tua vida seria de todo diferente. Exceto que, neste momento, estaríamos a ter esta conversa no espaço".

"Portanto, sim, na verdade perdi mais dinheiro do que qualquer outro ator", garantiu, antes de acrescentar que estava bem e a conseguir sustentar os filhos.

Com as dias sequelas já filmadas e outras duas em preparação, a GQ estima que Matt Damon provavelmente perdeu a oportunidade de ser o primeiro ator da história do cinema a arrecadar mais de mil milhões de dólares com a mesma personagem.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.