A cerimónia dos Óscares acabou há poucos dias e ainda só vamos no terceiro mês de 2018, mas Christopher Nolan garante que já chegou aos cinemas um dos filmes que vai estar na corrida no próximo ano.

Numa festa dada pela Academia após a cerimónia, conhecida por Governors Ball, o realizador de "Dunkirk" previu ao Deadline que "Black Panther" vai ser nomeado para o Óscar de Melhor Filme em 2019.

A declaração é importante porque foi Nolan que deu credibilidade artística ao género dos super-heróis, precisamente com "O Cavaleiro das Trevas" (2008), que foi nomeado para oito Óscares mas ficou de forma chocante fora da corrida às principais estatuetas.

Isto foi decisivo para que a Academia decidisse aumentar no ano seguinte para 10 o número de filmes, em vez dos habituais cinco, antes de mudar outra vez para a fórmula de até 10 nomeados.

Se "Black Panther" for nomeado será o fim de um tabu. O género até agora só conseguiu conquistar, fora da área técnica, o Óscar de Ator Secundário para Heath Ledger por "O Cavaleiro das Trevas" (2008) e uma nomeação para Melhor Argumento Adaptado de "Logan" (2017).

Na mesma festa, foi ouvida uma fonte da Disney, que garantiu que o estúdio vai fazer campanha pelo filme na próxima temporada de prémios, mas as ambições não ficam por aí: farão o mesmo com "O Regresso de Mary Poppins" pois estão muito entusiasmados com o filme e principalmente pelo trabalho de Emily Blunt como a sucessora de Julie Andrews, e ainda Lin-Manuel Miranda e as novas canções.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.