A 39.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho arrancou na segunda-feira e até domingo, dia 15, terá 88 filmes em competição, entre os quais 43 inéditos em Portugal e 14 em estreia mundial.

Segundo a organização do evento que tem a sua sala principal no Centro Multimeios de Espinho, as obras a concurso resultam de uma seleção entre 1.237 filmes provenientes de 61 países.

Ao nível das produções nacionais, concorrem entre si 24 obras, das quais 10 são candidatas ao Prémio António Gaio e 14 ao de Jovem Cineasta Português. Já no que se refere à disputa internacional, esta envolve 53 curtas-metragens e cinco longas.

A programação global do evento faz-se de um total de 280 filmes, sendo que pelas sessões não-competitivas estão a passar filmes de realizadores que já venceram ou foram finalistas ao Oscar das Curtas-Metragens, como é o que caso de Adam Elliot (Austrália), Paul Driessen (Holanda e Canadá), Cordell Barker (Canadá), Theodore Ushev (Rússia e Canadá), Sylvain Chomet (França e Reino Unido), Paul Bush (Reino Unido), Georges Schwizgebel (Suíça) e Job, Joris & Marieke (Holanda).

As sessões "Panorama" são dedicadas, por sua vez, à atualidade da produção de animação na Holanda e na Irlanda, assim como a filmes que fizeram a história do cinema animado da Catalunha.

A exibição do programa de cinema polaco "Across the borders", a apresentação dos filmes finalistas do Cartoon D'Or 2015, um ciclo dedicado a filmes de realizadores portugueses dispersos pela diáspora e outro inspirado nas bandas desenhada de Corto Maltese e Astérix, entre outros heróis dos quadradinhos, são outras das manifestações programadas.

Já no que se refere ao programa de formação do festival, dividido em conferências e ateliês, a escolha de 2015 recaiu sobre "cinco palestrantes com currículo invejável": a ilustradora Patrícia Figueiredo, os cineastas João Ferreira e Miguel Braga, o produtor holandês Ton Crone e o realizador Bruno Simões.

Esse último orientará também um workhop sobre "Layout para Animação 3D", já com inscrições esgotadas, seguindo-se a abordagem de Catarina Sobral a "Percepção e Movimento", a de Eduarda Novo à "Relação entre o Estado Novo e a Ilustração" e a de José Pedro Teixeira e António Ferreira a "Expressões faciais na animação".

O tema "Construção do storyboard" motiva o workshop orientado por Rui Gomes e António Ferreira, "Criação de materiais para ambientes 3D" ficará entregue a Paulo Korpys e "Projeto Stop-Motion" caberá a Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues.

Tudo sobre o Cinanima 2015 no site oficial.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.