Como surgiu o festival Anima-te?

A Anima-te surgiu em 2008, quando estávamos a terminar a licenciatura na Faculdade de Belas-Artes da UL e Bolonha obrigou a uma reestruturação dos cursos.

Apercebemo-nos nesse momento que frequentávamos um curso que tinha como objectivo dar atenção ao cinema de animação, entre muitas outras áreas, mas que não era feito qualquer esforço para divulgação dos trabalhos feitos no nosso pais, nem qualquer tipo de incentivo a que os alunos escolhessem desenvolver esta área com qualidade e com o objectivo de se tornarem profissionais. Pensámos que sem conhecimento e informação, tanto nós, como os nossos colega não estaríamos preparados para trabalhar em animação e muito menos para descobrir se gostavam realmente disto.

Juntámo-nos então as quatro para mostrar um pouco deste mundo e interessava-nos que fosse aqui na Faculdade para agitar os ânimos. Em menos de um mês reunimos filmes, fizemos contactos e divulgamos por todos os meios que estavam ao nosso alcance e, em troca, ganhámos muito boas recordações.

Qual o peso do cinema de animação no cinema actual?

Achamos que é óbvio para alguém que ande atento aos cartazes das salas de cinema que o cinema de animação é uma presença menos frequente, embora haja sempre um ou dois filmes dos grandes estúdios como a Disney/Pixar. Reconhecemos que a responsabilidade seja dos meios que envolvem a sua produção, mas também lamentamos que haja a ideia generalizada no grande publico que a animação é potencialmente dedicada às crianças. Talvez por isso não consigamos encontrar as curtas metragens (grande parte da produção de animação) nos cinemas

No ano passado Virgílio de Almeida, argumentista de A Suspeita, explicou-nos como foi difícil levar para as salas de cinema um filme tão premiado. Uma média metragem nunca poderia ser exibida sozinha. As curtas metragens têm lugar apenas nos festivais. Nos achamos que é importante passarem a ocupar as salas de cinema para chegarem a um publico mais vasto.

Ver o resto da entrevista na nova edição da Take - cinema magazine

Consulte o site oficial do Anima-te

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.