Com a noite de entrega dos Óscares cada vez mais perto (a 24 de fevereiro), cada prémio que a antecipa torna-se um barómetro do que poderá vir a suceder na noite mais aguardada do ano no mundo do cinema. Os galardões do Sindicato dos Atores são, nesse percurso, bastante considerados, por serem votados por muitos dos membros da Academia que votarão nos premiados às estatuetas douradas.

O filme «Argo» foi o vencedor na categoria de Melhor Elenco, embora não tenha visto nenhum dos seus atores a vencer nenhum prémio individual. O troféu de Melhor Ator foi para Daniel Day-Lewis por «Lincoln», que confirma assim o seu favoritismo absoluto na corrida. O galardão de Melhor Atriz foi para Jennifer Lawrence por «Guia para um Final Feliz», que tem andado a dividir prémios com Jessica Chastain por «00h30 A Hora Negra» e que assim lhe passa à frente na probabilidade de chegar à vitória final.

Anne Hathaway venceu como Melhor Atriz Secundária pela sua prestação em «Os Miseráveis», e muito dificilmente alguém lhe roubará o Óscar na mesma categoria. E Tommy Lee Jones venceu o galardão de Melhor Ator Secundário por «Lincoln», embora aqui o currículo de troféus já ganhos por Christoph Waltz em «Django Libertado» e Phillip Seymour Hoffman por «O Mentor» deixem a corrida em aberto.

Nas áreas de televisão, os vencedores foram Bryan Cranston e Claire Danes, graças às suas prestações dramáticas nas séries «Breaking Bad» e «Homeland - Segurança Nacional», e Alec Baldwin e Tina Fey, ambos premiados pela série de humor «30 Rock». O elenco de «Downton Abbey» e «Uma Família Muito Moderna» também foram premiados.

Eis a lista completa de vencedores:

Melhor Elenco: «Argo»
Melhor Ator: D Daniel Day-Lewis por «Lincoln»
Melhor Atriz: Jennifer Lawrence por «Guia para um Final Feliz»
Melhor Atriz Secundária: Anne Hathaway por «Os Miseráveis»
Melhor Ator Secundário: Tommy Lee Jones por «Lincoln»
Melhor Elenco em Série de Televisão (Drama): «Downton Abbey»
Melhor Ator em Série de Televisão (Drama): Bryan Cranston por «Breaking Bad»
Melhor Atriz em Série de Televisão (Drama): Claire Danes por «Homeland - Segurança Nacional»
Melhor Elenco em Série de Televisão (Comédia): «Uma Família Muito Moderna»
Melhor Ator em Série de Televisão (Comédia): Alec Baldwin por «30 Rock»
Melhor Atriz por Série de Televisão (comédia): Tina Fey por «30 Rock»
Melhor Ator por Telefilme ou Minisérie: Kevin Costner por «Hatfields & McCoys»
Melhor Atriz por Telefime ou Minisérie: Julianne Moore por «Game Change»
Melhor Equipa de Duplos (Cinema): «007 - Skyfall»
Melhor Equipa de Duplos (Televisão): «A Guerra dos Tronos»


Veja aqui as melhores imagens da cerimónia