Não é só Mel Gibson que não vai regressar para dar voz à sua personagem Rocky na sequela de "A Fuga das Galinhas", anunciada em junho para a Netflix.

Julia Sawalha confirmou que também não voltará como Ginger, que liderava a fuga das galinhas da quinta.

"A Fuga das Galinhas": novo filme a caminho da Netflix. Mel Gibson fica de fora
"A Fuga das Galinhas": novo filme a caminho da Netflix. Mel Gibson fica de fora
Ver artigo

Numa mensagem nas redes sociais a que acrescentou a hashtag "ageism" [discriminação pela idade], a atriz, também reconhecida pela série "Absolutamente Fabulosas" (era a sacrificada filha de Edina), disse aos seus seguidores que foi "inesperadamente informada, através de email", que a sua voz "agora parece 'demasiado velha' e eles querem uma atriz mais nova para repetir a personagem".

Uma decisão que a deixou perplexa porque nem sequer lhe foi pedido para fazer um "teste de voz", o que decidiu fazer por sua iniciativa e enviar aos estúdios Aardman (está disponível o vídeo que compara a voz no filme e 20 anos mais tarde).

A iniciativa não fez qualquer diferença: recebeu uma carta "de um dos criativos" a dizer que "algumas das vozes (não a sua, concordo) sem dúvida que parecem mais velhas", mas, ainda assim "eles declararam 'vamos avançar na decisão de escolher uma nova voz para Ginger'".

Julia Sawalha indicou que também lhe foi dito que Mel Gibson ia ser substituído pela mesma razão e não, como avançou alguma imprensa, pelas antigas controvérsias públicas à volta de declarações racistas.

"Sinto que fui enganada com a mesma desculpa. Esforcei-me ao máximo para provar à produção que a minha voz está quase igual à do filme original. Se eles estiverem a usar alguns dos membros originais do elenco... vamos ser francos, sinto que fui injustamente excluída", escreveu.

"Dizer que estou arrasada e furiosa seria um eufemismo. Sinto-me totalmente impotente, algo em tudo isto não soa a sincero", acrescentou.

A MENSAGEM DA ATRIZ.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.