Francis Ford Coppola anunciou vai avançar com um dos seus projetos de sonho no cinema, "Megalopolis".

Visivelmente mais magro, foi o próprio realizador que o revelou ao Deadline a poucos dias de fazer 80 anos.

Descrito como tendo a escala épica do seu "Apocalypse Now" (1979), a história decorre em Nova Iorque e aborda a tentativa de um arquiteto de criar uma utopia na cidade, combatida pelo presidente da câmara.

O projeto é uma ambição antiga de Coppola, que chegou a filmar algumas imagens exploratórias após anunciá-lo no Festival de Cannes, mas foi suspenso após os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001.

O argumento está pronto, a intenção é avançar com a produção ainda este ano e o realizador já começou a contactar informalmente alguns potenciais atores. O Deadline avança que Jude Law pode ser um dos nomes envolvidos.

"Sim, planeio começar este ano a minha longa ambição de fazer um grande projeto em que utilizarei tudo o que aprendi durante a minha longa carreira, começando aos 16 anos pelo teatro, e será um épico em grande escala a que chamei 'Megalopolis'. É invulgar, será uma produção em grande escala com um grande elenco. Utiliza todos os meus anos a tentar fazer filmes em diferentes estilos e tipos, culminando no que acho que é minha própria voz e anseio. Não estará dentro do 'mainstream' do que se faz agora, mas tenciono, desejo e de facto estou encorajado a começar este ano", afirmou o lendário cineasta da saga "O Padrinho" e de títulos como "O Vigilante", "Os Marginais" e "Drácula de Bram Stoker".

Numa carreira de sucessos incontornáveis na década de 1970 coroados com Óscares e fracassos nos anos seguintes que o deixaram praticamente falido, Coppola investiu com sucesso no negócio vinícola e na hotelaria.

Isso permitiu financiar os seus últimos filmes, praticamente de caráter alternativo e experimental, "Uma Segunda Juventude" (2007), "Tetro" (2009), "A Ilusão" (2011) e "Distant Vision" (2016), exibidos principalmente em festivais e com escassa distribuição comercial.

O realizador também terminou recentemente "Apocalypse Now: Final Cut", uma nova montagem do seu épico sobre a Guerra do Vietname que considera definitiva e será exibida em breve no Festival de Cinema de Tribeca.