O Doclisboa – Festival Internacional de Cinema foi seleccionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a pré-nomeação de candidatos aos Óscares, anunciou a organização em comunicado.

O Doclisboa foi também convidado a colaborar com a European Film Academy (EFA) na indicação de filmes candidatos à nomeação para os European Film Awards, na categoria de Documentário Europeu, passando a fazer parte da lista exclusiva de festivais de referência da EFA.

Em conjunto, as duas colaborações "refletem o reconhecimento internacional da qualidade e do prestígio do Doclisboa", salientou a organização.

Até este anúncio, no que diz respeito a certames portugueses a Academia apenas considerava o Cinanima, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho: o vencedor do grande prémio entra automaticamente na 'short-list' das curtas de animação candidatas aos Óscares.

Na 14ª edição do Doclisboa, o vencedor do prémio da nova competição, transversal às competições portuguesa e nacional, para filmes até 40 minutos, será automaticamente pré-nomeado para o Óscar de Melhor Documentário de curta-metragem.

Para os European Film Academy, o Doclisboa irá todos os anos recomendar três filmes à Academia para concurso na nomeação de Documentário Europeu. Para além disso, filmes com uma duração superior a 70 minutos com estreia mundial no Doclisboa, cujo realizador seja europeu, poderão concorrer às nomeações.

A 14ª edição decorrerá em Lisboa de 20 a 30 de Outubro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.