A Festa do Cinema Italiano está marcada para abril e pela primeira vez vai acontecer em simultâneo em quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, anunciou hoje a organização.

A festa cumpre a décima edição, de 5 a 13 de abril, com destaque para o cinema e a cultura da cidade de Nápoles, "um dos lugares mais icónicos do mundo", e para o realizador Dino Risi, quando passam 100 anos do seu nascimento.

"Este ano, esperamos tornar a Festa do Cinema Italiano um pequeno, mas significativo exemplo de diálogo entre culturas, seja a nível de público, seja em termos de indústria", afirma o diretor, Stefano Savio, em comunicado.

A programação não foi ainda revelada na totalidade, tendo a organização anunciado que fará a antestreia nacional de "Fai Bei Sogni", o mais recente filme de Marco Bellocchio, e "Perfetti Sconosciuti", de Paolo Genovese.

Está previsto ainda um concerto dos Spaghetti Fusion, um coletivo internacional que interpreta músicas de bandas sonoras do cinema italiano, de autores como Ennio Morricone, Nino Rota, Riz Ortolani e Armando Trovajoli.

Entre curtas e longas-metragens, de ficção e documentário, a Festa do Cinema Italiano foca-se sobretudo na mais recente produção de cinema italiano.

Está prevista ainda uma programação para os espectadores mais novos em parceria com o Festival Monstra.

Depois de acontecer naquelas quatro cidades, a Festa do Cinema Italiano seguirá em itinerância por outras 15 cidades portuguesas e também por Brasil, Angola e Moçambique.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.