O Festival de Cinema de San Sebastián homenageou, esta quinta-feira (24), a carreira do ator norte-americano Viggo Mortensen, que acaba de se estrear como realizador com "Falling", um implacável diálogo entre pai e filho com traços autobiográficos.

"Estou muito feliz", disse, emocionado, o ator de ascendência dinamarquesa num excelente castelhano, fruto da sua infância na Argentina.

Mortensen, de 61 anos, é o único homenageado este ano com o prémio honorário Donostia, em reconhecimento pela sua carreira de mais de 50 filmes.

San Sebastián também assistiu a "Falling", onde além de ser realizador, também é protagonista, argumentista, coprodutor e compositor da banda sonora.

Nele, encarna John Peterson, um piloto que vive na Califórnia com o seu marido, Eric, e a sua filha adotiva, Mónica, e que ajuda o pai, Willis (Lance Henriksen), um fazendeiro, a encontrar um lugar para passar a velhice.

É um filme "sobre a idade, o medo de ficar doente, de morrer", segundo Mortensen. E também uma exploração com toques autobiográficos da relação entre os seus próprios pais, divorciados.

Com este trabalho, diz ter alcançado, finalmente, o seu sonho de ser realizador, que acalentava há mais de duas décadas.

Festival quase a terminar

À competição na Secção Oficial somou-se esta quinta-feira (24) a produção chinesa "Wuhai", uma história de ambição económica e dívidas rodada na desértica região da Mongólia interior.

O filme inclui curiosas cenas num parque temático de dinossauros e uma reflexão sobre o dinheiro, já que, de acordo com o seu realizador, Zhou Ziyang, o objetivo era mostrar "como, nos últimos 20, ou 30 anos, o desenvolvimento económico prejudicou a sociedade".

Outras 12 produções disputam a Concha de Ouro, concedida ao distinguido na categoria de melhor filme.

A cerimónia dos prémios decorre este sábado (26).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.